PUBLICIDADE

Putin ordena aumento de provisões de combustível ao Japão

12 mar 2011 - 14h43
Compartilhar

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, ordenou neste sábado o aumento das provisões de combustível ao Japão a pedido das autoridades de Tóquio.

O Japão "é nosso vizinho, um vizinho amistoso, e, apesar de diversos problemas, devemos ser parceiros confiáveis e fazer tudo para ajudar", disse Putin, citado por agências russas, em reunião com altos funcionários do Governo russo.

"Neste momento, em caso de necessidade, podemos fornecer rapidamente ao Japão até 150 mil toneladas de gás natural liquidificado, assim como aumentar as provisões de carvão", disse o vice-primeiro-ministro Ígor Sechin, responsável pelo setor da energia.

Ele ressaltou que as autoridades japonesas já solicitaram o aumento das provisões de combustível para reduzir o déficit de energia elétrica.

Acrescentou que também existem possibilidades de aumentar a provisão de eletricidade ao Japão, sacudido na véspera por um devastador terremoto que afetou inclusive suas usinas nucleares.

Na reunião, Putin insistiu na necessidade de supervisionar a situação no extremo oriente da Rússia diante da possibilidade de escapamentos de substâncias radioativas.

Na véspera, o serviço epidemiológico e sanitário da Rússia ordenou intensificar as medições dos níveis de radiatividade em todas as regiões do leste do país.

O chefe desse serviço, Gennady Onishchenko, declarou neste sábado à agência "Interfax" que todos os controles mostram que os níveis de radiatividade nessa região se encontram "dentro das categorias normais".

Já a Rosatom, a agência nuclear russa, declarou que o acidente na usina nuclear japonesa de Fukushima, onde neste sábado aconteceu uma explosão, não representa uma ameaça para a população do extremo oriente da Rússia.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade