PUBLICIDADE

Protesto pela independência reúne milhares em Barcelona

12 set 2015 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

Catalães saem às ruas para pedir separação da Espanha. Polícia local afirma que mais de 1 milhão de pessoas participaram da marcha. Ato ocorre 16 dias antes de eleição regional.

Milhares de manifestantes participaram nesta sexta-feira (11/09), em Barcelona, de um protesto pela independência da Catalunha. O ato coincidiu com um feriado regional catalão. Segundo a polícia local, a marcha reuniu mais 1,4 milhão de pessoas.

O número de participantes, porém, é contestado pelo governo espanhol, que o estimou em cerca de 550 mil. Os manifestantes marcharam pela Avenida Meridiana em direção ao Parlamento catalão. Durante a marcha, eles pediam a independência. O protesto encheu também outras ruas ao longo do percurso.

O protesto desta sexta-feira acontece exatamente 16 dias antes das eleições regionais. Os separatistas, encabeçados pelo líder de governo da região, Artur Mas, declaram que essa eleição seria uma votação simbólica sobre a independência.

Segundo Mas, "o futuro político" da região está nas mãos dos eleitores. Em caso de vitória de seu partido e aliados, ele planeja dar início às negociações com Madri sobre a independência da Catalunha. Nas últimas pesquisas de intenção de voto, os separatistas conseguiriam obter a maioria absoluta dos mandatos no Parlamento catalão.

O governo central em Madri considera a intenção inadmissível. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou em diversas ocasiões que não vai permitir a separação da região.

Em novembro de 2014, cerca de 80% dos participantes de uma consulta popular simbólica votaram a favor da independência da Catalunha. No entanto, apenas 40% dos potenciais eleitores foram às urnas. Apesar disso o resultado teve peso político e fortaleceu a posição dos separatistas.

CN/lusa/dpa/afp/rtr

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade