PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Uruguai confirma encontro com Lula no Fórum Social

23 jan 2010 - 14h52
Compartilhar

O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, confirmou neste sábado sua participação no 10º Fórum Social Mundial (FSM). A edição deste ano começa na próxima segunda-feira, em Porto Alegre (RS), e deve fazer uma análise das edições anteriores. Mujica pretende se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Fernando Lugo (Paraguai). As informações são da agência Ansa.

Lula e Mujica se encontraram em dezembro, na Cúpula do Mercosul
Lula e Mujica se encontraram em dezembro, na Cúpula do Mercosul
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Divulgação

Neste ano, o processo do FSM será realizado de forma descentralizada, com atividades e eventos em várias partes do mundo. No Rio Grande do Sul, os encontros e seminários acontecem até o dia 29, sob o tema "Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre".

Essa será a segunda viagem internacional do futuro chefe de Governo desde a sua eleição, no dia 29 de novembro passado, quando venceu o conservador Luis Lacalle com 52% dos votos. Há alguns dias, o uruguaio esteve na Argentina, onde se reuniu com a presidente daquele país, Cristina Kirchner. No próximo mês, ele deverá ir ao México, junto ao atual mandatário, Tabaré Vázquez, para uma reunião do Grupo do Rio.

Mujica já se reuniu com Lula por duas vezes - a primeira em agosto do último ano, quando ainda era candidato, em Brasília; a segunda logo após ter sido eleito, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada em dezembro em Montevidéu.

Ex-membro da guerrilha urbana Tupamaros e com 74 anos, José Mujica assumirá a presidência do Uruguai em março, dando início à segunda gestão da aliança esquerdista Frente Ampla.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade