PUBLICIDADE

Presidente da Fifa expressa pesar por trágico acidente aéreo na Rússia

10 abr 2010 - 13h56
Compartilhar

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, manifestou em nota de imprensa sua "imensa tristeza" e pesar pelo acidente aéreo no qual morreram hoje o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e outros 95 passageiros.

"Senti uma imensa tristeza quando me inteirei esta manhã sobre a tragédia, da morte do presidente Lech Kaczynski, sua esposa, Maria, e uma infinidade de figuras proeminentes da vida política da Polônia, a elite econômica e militar, nesse trágico acidente em Smolensk", assinala Blatter.

"Perder a vida durante uma viagem para comemorar o aniversário da perda de milhares de vidas polonesas em Katyn aumenta essa tragédia, e, ao mesmo tempo, indica a devoção permanente por seu país e seus compatriotas. Sua morte será sem dúvida uma causa de grande dor", acrescenta.

"Sei que o presidente Kaczynski era um grande fã do futebol polonês, tal como ele mesmo manifestou em certa ocasião, durante uma reunião à qual tive a honra de estar presente junto a ele em Varsóvia, em 2007", lembra o dirigente suíço.

"Em nome da família do futebol no mundo todo, ampliei minhas condolências e pêsames ao primeiro-ministro da Polônia, ao Presidente da Federação Polonesa de Futebol e ao secretário-geral do Comitê Olímpico da Polônia neste momento angustiante. Desejamos força a eles para os difíceis dias que estão por vir", assinala.

"Como demonstração de nosso respeito e solidariedade, a bandeira nacional da Polônia, assim como as bandeiras da Fifa e da Uefa serão hasteadas a meio mastro na sede da Fifa", conclui Blatter.

O presidente do Comitê Olímpico da Polônia, Piotr Nurowski, é uma das vítimas do acidente. Ele tinha 65 anos e estava desde 2005 no cargo.

O avião presidencial polonês levava uma comitiva para participar dos atos de homenagem às vítimas do massacre de Katyn, onde há 70 anos foram assassinados mais de 20 mil oficiais poloneses por militares da União Soviética.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade