PUBLICIDADE

Premiê da Nova Zelândia se desculpa por hábito de puxar cabelo de garçonete

22 abr 2015 - 10h44
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Key disse a jornalistas que tinha um relacionamento 'muito amigável e caloroso' com os funcionários do café

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, pediu desculpas publicamente para uma mulher que trabalha em um café na cidade de Auckland por ter puxado o cabelo dela várias vezes.

A garçonete, que não foi identificada, escreveu em um blog que o premiê puxou seu cabelo - que ela costuma prender em um rabo de cavalo - em várias ocasiões, mesmo depois de ela ter pedido que ele não fizesse mais isto.

Em um texto escrito na página Daily Blog, a garçonete informou que os puxões de cabelo começaram durante a campanha eleitoral em novembro de 2014, quando o Partido Nacional, de Key, foi reeleito para o cargo.

A neozelandesa afirmou que começou a evitar a presença de Key quando ele ia ao café e até falou para os seguranças do premiê que ela não gostava dos puxões de cabelo.

Em março a garçonete chegou a falar pessoalmente para o primeiro-ministro que ele parasse com o hábito, mas ele continuou.

O gabinete de Key afirmou nesta quarta-feira que, com este hábito, o primeiro-ministro estava tentando ser "simpático" e pediu desculpas. Key também deu de presente à garçonete duas garrafas personalizadas de vinho.

"Suas ações (do primeiro-ministro) visavam ser alegres. Nunca foi a intenção dele fazer com que ela se sentisse incomodada e ele pediu desculpas a ela", informou o gabinete do premiê em uma declaração.

Key disse a jornalistas na quarta-feira que tinha um "relacionamento muito caloroso e amigável" com os funcionários do café onde "nos divertimos muitos (...) ali, sempre há brincadeiras e coisas".

Críticas

O incidente com a garçonete gerou críticas da oposição e do público.

Uma das líderes do Partido Verde do país, Metiria Turei, afirmou que as ações do primeiro-ministro levantam a questão do bullying no local de trabalho.

Alguns usuários do Twitter chegaram a pedir a renúncia imediata de John Key

"Como políticos, nosso trabalho é fazer as pessoas se sentirem seguras no trabalho, sem bullying... Deveríamos esperar um padrão de comportamento mais elevado de nosso primeiro-ministro, não este (hábito) estranho de puxar o cabelo", disse Metiria ao jornal The New Zealand Herald.

Muitos neozelandeses também demonstraram indignação nas redes sociais, como o Twitter, com hashtags relacionadas ao incidente como #tailgate e #ponytailgate (rabo de cavalo em inglês é ponytail).

"Desculpe, mas o primeiro-ministro puxando o cabelo comprido de uma garçonete? Isto é tão juvenil que ele deveria renunciar imediatamente. #tailgate", escreveu um usuário chamado Binary Smasher.

"Expliquei para minha neta, que usa um rabo de cavalo, porque o primeiro-ministro deste país puxou o cabelo de uma jovem. Não uma, mas várias vezes #tailgate", postou o usuário Rod Meharry.

Até o controverso fundador do Megaupload.com, o alemão Kim Dotcom, que já criticou as políticas de Key para liberdade na Internet, também opinou no Twitter sobre o incidente.

"O fetiche de John Key por puxar cabelo vai dominar o noticiário de uma forma que a vigilância em massa e a perda de nossos direitos jamais conseguirão", postou.

Getty
Getty
Foto: BBC Mundo / Copyright
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade