PUBLICIDADE

PRB opta por neutralidade em São Paulo, PTB apoiará Serra

Compartilhar

SÃO PAULO, 10 Out (Reuters) - O PRB, partido do candidato derrotado no primeiro turno da eleição para prefeito de São Paulo Celso Russomanno, decidiu manter-se neutro no segundo turno da disputa, que será travado entre o tucano José Serra e o petista Fernando Haddad.

A sigla, que integra a base de apoio à presidente Dilma Rousseff e tem o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, anunciou a decisão por meio de seu presidente nacional, Marcos Pereira, que disse que o partido optou pela neutralidade para não entrar numa campanha que, segundo avaliação feita por ele após reuniões tanto com o PT quanto com o PSDB, deve ser agressiva.

"Ao ver, e inclusive está nos jornais hoje, que um vai atacar isso e outro vai atacar aquilo decidimos em conversa com o candidato... que não iríamos entrar nessa baixaria", disse ele a jornalistas.

Russomanno, que terminou o primeiro turno em terceiro lugar com 21,6 por cento dos votos válidos depois de liderar em boa parte da disputa, chegando a alcançar 35 por cento de intenção de voto, foi um dos principais alvos de ataques tanto de Serra quanto de Haddad na primeira fase da campanha.

Serra foi o mais votado no primeiro turno com 30,75 por cento dos votos válidos, à frente de Haddad, que teve 28,98 por cento.

Se o PRB optou pela neutralidade, o PTB, legenda que indicou Luiz Flávio D''Urso para a vice na chapa de Russomanno, decidiu apoiar Serra no segundo turno.

Os petebistas, que compõem a base de apoio de Dilma em âmbito nacional, não possuem ministérios do governo federal. Em São Paulo, onde a sigla é da base do governador Geraldo Alckmin, no entanto, o PTB faz parte do secretariado do governo do tucano.

Em nota, o presidente estadual do PTB, Campos Machado, prometeu empenho total do partido na campanha de Serra e fez um desafio ao PT.

"Não tem essa história de apoio formal. Vamos apoiar mesmo, colocando nossos departamentos e nossa militância na campanha. Vamos ver agora quem tem a maior militância de São Paulo, se é o PT ou somos nós", disse Machado.

O anúncio oficial do apoio a Serra será feito na quinta-feira, na sede do PTB na capital paulista, com a presença de Campos Machado e D''Urso.

Na terça-feira, o PDT, do candidato derrotado no primeiro turno Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e o PPS, da candidata Soninha Francine, também anunciaram apoio a Serra contra Haddad no segundo turno.

Soninha foi a quinta mais votada no primeiro turno com 2,65 por cento dos votos válidos, já Paulinho foi o sétimo com 0,63 por cento dos votos.

O PT, de Haddad, ainda não fechou oficialmente nenhum apoio para o segundo turno, mas deve ter formalizado o do PMDB na quinta-feira.

Tanto o tucano quanto o petista se beneficiaram da desidratação de Russomanno nas pesquisas de intenção de voto às vésperas do primeiro turno disputado no último domingo.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade