São Paulo

Notícias por email

São Paulo

Quinta, 28 de dezembro de 2006, 18h30 

SP: posse será no mesmo horário da presidencial

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Faça sua pesquisa na Internet:

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), transmite o cargo para o seu sucessor, José Serra (PSDB), a partir das 16h30 do dia 1º de janeiro de 2007 no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia restrita a 2 mil convidados. Antes, às 15h, José Serra e Alberto Goldman serão empossados respectivamente nos cargos de governador e vice-governador, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

O roteiro da posse prevê a chegada de Serra e Goldman às 14h55 na Assembléia Legislativa. Lá, os dois serão recebidos pelo presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia (PFL), pelo chefe da assessoria militar, e pelo chefe do cerimonial.

Cinco minutos depois, começa a sessão solene, que será aberta pelo presidente da Assembléia. Ele será o primeiro a discursar. Em seguida, governador e vice prestam o compromisso constitucional, que precede a leitura e a assinatura do termo de posse.

Na seqüência, Rodrigo Garcia declara empossados os dois novos mandatários do Estado de São Paulo. Depois de cumpridas as formalidades, o governador será recebido com honras militares prestadas pela tropa da Polícia Militar. Esse será o único momento da cerimônia aberto ao público. No estacionamento da Assembléia será construída uma arquibancada, aberta à população. Recomenda-se que o público chegue com pelo menos uma hora de antecedência.

Às 16h15 a comitiva se desloca para o Palácio dos Bandeirantes, para a cerimônia de transmissão do cargo, restrita a convidados. O caminho, de cerca de 15 minutos, será feito com o auxílio dos batedores, que irão interromper temporariamente o trânsito quando necessário.

Às 16h30, governador e vice serão recebidos por Cláudio Lembo, que a esta altura já será ex-governador do Estado. Todos se encaminham para o auditório Ulysses Guimarães para a transmissão do cargo. Cláudio Lembo faz o primeiro discurso e entrega a Serra o "Pavilhão do Governador do Estado". Em seguida, Serra discursa para para os convidados.

A cerimônia se encerra com a posse do novo secretariado. Às 18h, governador e vice se dirigem ao "Hall Nobre do Palácio", onde receberão os cumprimentos dos convidados. Será servido um coquetel.

Segundo Udo Simons, chefe de redação do Palácio dos Bandeirantes, a festa será austera e utilizará, tanto na Assembléia quanto no Palácio, os serviços das casas, sem gerar custo extra para o Estado.

Em 2003, quando Geraldo Alckmin (PSDB) foi reempossado, a cerimônia teve início às 10h, e depois Alckmin compareceu à posse de Lula, marcada para a tarde. Neste ano, as cerimônias em São Paulo e em Brasília serão em horários semelhantes.

Endereços
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: Avenida Pedro Álvares cabral, s/nº. Horário: 15h
Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, nº 4.500. Horário: 16h30

Redação Terra