PUBLICIDADE

Nepalês de 67 cm se torna o homem mais baixo do mundo

15 out 2010 - 11h06
Compartilhar

KATMANDU, 15 de outubro (Reuters Life!) - O pequeno nepalês Khagendra Thapa Magar tem uma grande ambição. Magar tem 67,08 centímetros de altura, pesa 6,5 quilos e foi nomeado o homem mais baixo do mundo pelos organizadores do livro Guinness de recordes mundiais na mesma semana em que comemorou seu aniversário de 18 anos.

Agora, "ele quer se tornar um médico e se casar com uma mulher alta e bonita", disse à Reuters Min Bahadur Rana, chefe da entidade beneficente que incentivou Magar a buscar o título.

Magar parou de crescer aos 11 anos de idade e seu crescimento interrompido ainda é um mistério para os médicos. Sua família e amigos fizeram campanha pelo título de homem mais baixo há quatro anos, esperando trazer recursos para sua educação e assistência médica.

Suas reivindicações anteriores foram rejeitadas sob a justificativa de que ele era muito jovem e ainda poderia crescer. Ele substituiu o colombiano Edward Nino Hernández, de 70 centímetros de altura, como homem mais baixo do mundo.

Rana disse que a equipe do Guinness visitou nesta semana Pokhara, cidade natal de Magar a 125 quilômetros de Katmandu, e mediu sua altura três vezes antes de lhe entregar o certificado.

Magar é o mais velho dos dois filhos de uma família pobre, do meio rural do Nepal. Seu irmão mais jovem, de 13 anos, tem estatura compatível com sua idade.

Apesar de ser um adulto, Magar frequenta o jardim de infância. Ele gosta de fazer piadas, dançar e pintar mangas e laranjas com seus colegas, disse Rana.

O tamanho de Magar fez dele uma celebridade no país pobre de 28 milhões de pessoas. Ele foi recentemente nomeado embaixador para promover o turismo no Nepal, que corresponde a quase quatro por cento do PIB do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade