A jovem fêmea foi vista na quarta-feira por um barco perto da ilha de Ameland, no mar de Wadden, e capturada na mesma noite pelo parque-aquário Dolfinarium.
"Quando encontramos a orca ela estava muito enfraquecida e vimos que ela não comia havia alguns dias," disse Bert van Plateringen, porta-voz do Dolfinarium.
A baleia, batizada de Morgan, está se alimentando e recuperando. Biólogos estão monitorando sua saúde, preocupados especialmente com uma infecção pulmonar.
Uma orca havia sido avistada no mar em 1947, e em 1963 um espécime apareceu morto na localidade de Noordwijk. Elas se tornaram mais raras na costa holandesa junto com o desaparecimento das toninhas.
O Dolfinarium disse que Morgan provavelmente se separou da sua mãe e se perdeu. O aquário diz que no futuro pretende soltá-la em alto mar, mas a operação é arriscada.
Keiko, a estrela dos filmes Free Willy, morreu após ser liberada de volta ao mar.
(Reportagem de Aaron Gray-Block)

- Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


Assista agora »
Assista agora »


