Sorvetes salgado e para cães fazem sucesso no verão italiano

22 de agosto de 2005 • 14h57 • atualizado às 15h23
Sorvete de camarão, uma das iguarias que fazem sucesso no verão da Itália Foto: BBC Brasil
Sorvete de camarão, uma das iguarias que fazem sucesso no verão da Itália
22 de agosto de 2005
Foto: BBC Brasil

Você gostaria de provar um sorvete de pesto, manjericão ou bacalhau? Os sabores parecem estranhos, mas na Itália eles ganham a simpatia da população e incrementam cardápios de requintados restaurantes de norte a sul do país.

Ingredientes típicos da gastronomia italiana, como o vinagre balsâmico, o tomate e o queijo parmesão, não enriquecem mais apenas saladas, massas e pizzas.

A novidade do verão 2005 é juntar vegetais, temperos, ervas e flores ao tradicional "gelato italiano", feito de maneira artesanal, não industrializado.

Giancarlo Timballo, presidente da Associação dos Sorveteiros da Itália, afirma que a novidade veio para ficar. "Definimos como salgados os sorvetes feitos com vegetais, carnes, peixes e queijos", diz. "Isso não quer dizer que levem sal, mas eles têm uma doçura diferente. São menos doces e feitos com os produtos da cozinha." Segundo Timballo, muitas sorveterias estão experimentando produtos regionais.

Em Modena, por exemplo, faz sucesso um sorvete à base de vinagre balsâmico. Já em Asti, a novidade é uma receita da iguaria feita com vinho Moscato frisante.

Sorvete de gorgonzola
O chef Massimiliano Alajmo faz sucesso em seu restaurante, em Pádua, servindo um sorvete de queijo gorgonzola acompanhado de um molho de ameixas secas.

Na província de Bréscia, o chef Vittorio Fusari colocou no menu do seu restaurante várias opções de sorvetes salgados como pratos ou acompanhamentos.

Ele prepara, entre outros, um risoto de verão, no qual o arroz é servido com um sorvete de queijo parmesão e uma geléia de açafrão.

Fussari também oferece aos clientes sorvete de bacalhau e uma sopa feita com cinco tipos diferentes de feijões que é servida com sorvete de pesto.

"A idéia é romper com o tabu de misturar quente com frio, ou salgado com doce", afirma. "As pessoas gostam, acham interessante, divertido e muito bom."

Na Universidade do Sabor, em Perugia, no centro do país, pesquisas com novos sabores são feitas com freqüência.

O objetivo é sempre o mesmo: satisfazer o gosto dos italianos, acostumados a consumir 270 mil toneladas de sorvete ao ano.

'Mais italiano do que a pizza'
Para Franco di Benedetto, responsável pela Escola Permanente da Academia Italiana de Sorveteria, o sorvete é hoje muito mais importante para a Itália que a pizza.

"A pizza se massificou. É comum em todo o mundo. Qualquer pessoa pode fazê-la", assegura Benedetto. "O sorvete artesanal italiano não. É identificado como típico da Itália, sinônimo de qualidade e de bom produto. Sorveterias no exterior, inclusive as brasileiras, identificam muito mais a proveniência italiana no sorvete do que na pizza."

Benedetto diz que o sabor, a qualidade e a cremosidade do "gelato italiano" são típicos. Nesse momento, nenhum país tem condição de imitá-los, porque não dispõe do mesmo tipo de tecnologia e profissionalismo. "Ninguém pode fazer um sorvete melhor que o italiano", concorda a farmacêutica Chiara Torso, que costuma comer pelo menos um por dia numa sorveteria em Campo di Fiori, no centro histórico de Roma.

"É uma tradição nossa. Nasceu aqui. De longe, nosso sorvete é o melhor, mais saboroso e cremoso."

Nas grandes cidades italianas, praticamente em cada esquina há uma sorveteria. São 15 mil em todo o país, que trabalham com sorvete de forma artesanal, não industrializada.

Entre os mais de 600 sabores registrados, aparecem outros considerados fortes ou exóticos, como ginseng, erva-mate, chá verde e outras plantas com poderes tonificantes, relaxantes ou estimulantes.

Sorvete para cachorros
Outra novidade do verão europeu deste ano é um sorvete feito especialmente para os cachorros.

Na província de Savona, no norte da Itália, Roberto Lobrano inventou o Ice Bau, um sorvete sem açúcar, ovos e leite, servidos em casquinhas de glúten.

Cansado de ver os donos dos animais levá-los a sua sorveteria, ele decidiu produzir sabores especiais de baunilha, morango e limão. "Os cachorros são loucos por sorvete", disse. "Para satisfazer o gosto deles, apenas evitamos os ingredientes que fazem mal."

Entre as inúmeras novidades, num mercado que cresce todos os anos, os italianos ainda preferem o tradicional sorvete de chocolate, que hoje conta com mais de 30 variações. Entre elas, as feitas com gotas de lavanda e de violeta.

Com criatividade e esforço, a intenção dos italianos é transformar o sorvete num produto quase mastigável, capaz de substituir à altura uma refeição.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »