Porcos assados "se casam" em festival nas Filipinas

17 de maio de 2009 • 11h45 • atualizado às 12h03
Porcos são vestidos de noivos em festival nas Filipinas Foto: Reuters
Porcos são vestidos de noivos em festival nas Filipinas
17 de maio de 2009
Foto: Reuters

Um festival em que a principal atração são porcos assados vestidos das mais diferentes maneiras é realizado neste domingo em Manila, nas Filipinas. O evento religioso, realizado há séculos, exige repetir a tradição de matar, assar, desfilar e consumir os leitões no final da festa.

Hoje, as fantasias foram as mais variadas. Os participantes do Festival de Lechon puderam conferir porcos vestidos de zorro, pugilista e até de noivos. O excêntrico evento é um ritual de purificação em que os porcos são colocados em barcos enquanto os moradores locais imergem uns aos outros na água, reproduzindo o batismo de Jesus Cristo.

Não se sabe ao certo quando a tradição teve início, embora se presuma que anteceda a chegada dos primeiros missionários espanhóis responsáveis pela introdução do cristianismo na região, no século XV.

O leitão é um prato típico da culinária filipina, um equivalente ao peru do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Festa ou reunião de família que se preze não passa sem a iguaria.

Com agências internacionais

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »