"Ele é ainda maior e mais alto do que o do ano passado, e mais difícil. O tempo oscila entre quente e frio, então o gelo fica muito molhado e escorregadio. É muito perigoso para nós", disse ele à Reuters TV.
Harbin, capital da província de Heilongjiang, fica quase na Sibéria e é um dos lugares mais frios da China, com temperaturas que no inverno podem cair abaixo de -35 °C. Todos os anos, a cidade realiza um famoso festival do gelo. Mas os efeitos do aquecimento global estão afetando a festa, pois a neve e o gelo derretem mais rapidamente que no passado.
Os organizadores disseram que foram obrigados a fabricar neve para a escultura do Papai Noel. Mesmo assim, a escultura atrai milhares de turistas de todo o país, que querem aproveitar o "Natal branco" apesar da preocupação com a economia. Muitos afirmam, aliás, que o turismo pode ser o antídoto contra a crise. "Pode estimular a economia e o consumo. Quando as pessoas se sentirem melhor, vão querer gastar mais, e isso vai resgatar a economia da cidade e até do país", disse o turista pequinês Li Qingsheng.
As autoridades de Harbin estão otimistas com o fluxo de visitantes durante o inverno. Estima-se que 800 mil turistas, sendo 90% chineses, passem pelo festival, segundo Jia Yan, diretor do departamento turístico local. A tradicional festividade vai de meados de dezembro até o começo de fevereiro.
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.