Acadêmico é julgado por roubo de páginas de livros

21 de novembro de 2008 • 09h47 • atualizado às 09h54

Um acadêmico iraniano exilado nos Estados Unidos irá nesta sexta a um tribunal inglês acusado de roubar, durante sete anos, páginas de pelo menos 150 livros de viagem antigos conservados na Biblioteca Britânica.

Os funcionários da instituição não desconfiaram em nenhum momento de Farhad Hakimzadeh, 60 anos, um intelectual educado na Universidade de Harvard e ex-diretor da Iran Heritage Foundation.

Autor de vários livros sobre os viajantes europeus por Mesopotâmia, Pérsia e império mongol nos séculos XVI e XVII, e proprietário de uma valiosíssima coleção de livros de viagem, Hakimzadeh, segundo a acusação, utilizava um bisturi para cortar e depois levar as páginas que lhe interessavam.

Segundo publicado na imprensa britânica, ele não se limitou à Biblioteca Britânica, e roubou também páginas de obras muito valiosas guardadas na famosa Biblioteca Bodleian de Oxford.

O dano causado à Biblioteca Britânica é incalculável, segundo Kristian Jensen, chefe da coleção de livros impressos antigos.

"Trata-se de objetos históricos que ficaram danificados para sempre. Não se pode corrigir o que ele fez. Ele também pôs em perigo muitos documentos históricos que testemunham o interesse dos europeus por Oriente Médio e China", concluiu Jensen.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »