Kenichi Horie toma uma xícara de café no deque de seu barco um dia após concluir façanha |
» Homem constrói barco com palitos
» Japonês cruzará Pacífico em barco reciclado
Kenichi Horie concluiu sua viagem de quase 6,4 mil km no canal de Kii, entre os cabos de Hinomisaki e de Kamodamisaki, ambos no leste do Japão.
A aventura de começou no Havaí, no dia 18 de março, a bordo de um catamarã de 9,5 metros de comprimento por 3,5 m de largura, e que pesa 3 t.
Seu barco, de design do japonês Ichiro Yokohama, é de alumínio reciclado e contém uma bateria de energia solar para manter as luzes de navegação e permitir o funcionamento da internet.
A viagem, que aconteceu a uma velocidade máxima de 10 km/h, é a mais longa neste tipo de embarcação.
Viajar do Havaí ao Japão em um navio movido a diesel levaria cerca de dez dias, mas a aventura do japonês durou pouco mais de três meses, algumas semanas além do que tinha previsto, em função da baixa força das ondas e do efeito de algumas correntes marítimas contrárias a sua direção.
Horie é conhecido por suas viagens sozinho pelo mar. Em, 1964 ele atravessou o Pacífico em um barco de vela, e em 1999 a navegou de San Francisco (EUA) ao Japão em uma balsa construída com materiais reciclados.
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.