Famosa marmota anuncia mais seis semanas de frio

02 de fevereiro de 2004 • 14h25 • atualizado às 14h39
A marmota já declarou ter visto sua sombra 104 vezes desde o início da tradição em Punxsutawney Foto: Reuters
A marmota já declarou ter visto sua sombra 104 vezes desde o início da tradição em Punxsutawney
02 de fevereiro de 2004
Foto: Reuters

Se os americanos estavam cansados do inverno, Punxsutawney Phil mandou uma mensagem para eles hoje: se acostumem com isso. Após uma batida em um tronco de carvalho, Punxsutawney Phil foi despertado e saiu de sua toca em Gobbler's Knob e, a marmota mais famosa do mundo "viu" sua sombra durante o 118º Dia da Marmota, no estado da Pensilvânia. De acordo com as tradições locais, isso significa que os americanos enfrentarão mais seis semanas de inverno.

» Veja as fotos

Phil ainda incluiu um tópico durante sua proclamação - a respeito da captura de Saddam Hussein - "Eu estou contente por viver nesse luxo de carvalho e não em um sujo e fedorento buraco com um imundo", ironizou, de acordo com um dos organizadores do evento para o qual a marmota "fez" a declaração.

A previsão referente ao tempo provocou vaias de milhares de pessoas que enfrentaram frio e se reuniram para a festividade do Clube da Marmota de Punxsutawney.

Incluindo com o dia de hoje, a marmota já declarou ter visto sua sombra 104 vezes desde o início da tradição em Punxsutawney, fundamentada em uma superstição alemã, a qual afirma que se um animal após a hibernação vê sua sombra no dia 2 de fevereiro - um feriado Cristão - o inverno irá durar mais seis semanas. Caso nenhuma sombra seja avistada, a lenda diz que a primavera irá começar mais cedo.

A festa não fica restrita aos moradores da região. Turistas de vários cantos do mundo participam do evento nessa pequena cidade. Mike e Anne Castledine, um casal de aposentados de Derbyshire, na Inglaterra, pegaram a "mania da marmota" após terem assistido ao filme "Groundhog Day" ("Feitiço do Tempo", em português), com o ator Bill Murray. "Nós ficamos encantados após o filme", disse Anne.

"Nós não nos importamos se ele vê ou não a sombra", diz Bill Cooper, presidente do Clube da Marmota de Punxsutawney. "É um feriado das pessoas".

Punxsutawney Phil é talvez o animal mais observado durante esse dia, mas certamente não está sozinho entre outras marmotas meteorologistas. Mais de uma dúzia de estados celebra o Dia da Marmota com seus próprios critérios, incluindo Dixie Dan, no Mississipi, Buckeye Chuck, em Ohio, e Gen Beauregard Lee, na Geórgia. O próprio estado da Pensilvânia tem uma cerimônia concorrente: a Slumbering Groundhog Lodge de Quarryville celebra a tradição desde 1908.

AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »