Homem atravessa Baía da Guanabara em garrafas pets

23 de outubro de 2007 • 01h19 • atualizado às 01h47
Homem atravessa Baía da Guanabara em barco de pedal feito de garrafas pets
Homem atravessa Baía da Guanabara em barco de pedal feito de garrafas pets
23 de outubro de 2007
Ana Maria Pereira/Divulgação

No último domingo, 21 de outubro, o fotógrafo, ciclista e ambientalista brasileiro, José Geraldo de Souza Castro, conhecido como Zé do Pedal, 50 anos, conseguiu realizar a tão esperada travessia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo de seu Pet Bateau, um pequeno barco a pedal feito com garrafas pet e peças recicladas.

» vc repórter: Mande fotos e notícias

No dia 30 de setembro, como parte das comemorações de seu cinqüentenário, Zé do Pedal saiu da praia do Flamengo em direção a Niterói, mas após 15 minutos de navegação, próximo ao aeroporto Santos Dummont, o eixo do barco partiu e a viagem foi adiada. Neste domingo a travessia foi concluída com sucesso.

A inusitada embarcação foi produzida por ele mesmo, possui 240 garrafas pets, uma estrutura metálica de 3.50 m x 1.70 m e outras peças que foram encontradas em um lixão, como uma bicicleta, leme e pás.

A travessia durou 2 horas e 57 minutos, o que superou as expectativas do ambientalista. "Achei que fosse gastar cerca de 4 h, mas fui ajudado pela natureza e por Deus. Os ventos estavam fortes e chegaram a 16 km/h, em alguns trechos passei por ondas de quase um metro de altura. Mas apesar disso, em muitos momentos tive ventos a favor e as marés contribuíram. Felizmente tudo correu bem, pude chegar ao meu destino e testar o Pet Bateau. Agora estou pronto para desbravar o Tietê", afirma Zé, bastante animado com os resultados atingidos pelo seu barco.

Com o auxílio de um barco de apoio e o acompanhamento do G-mar, o ambientalista chegou à praia de Gragoatá, em Niterói, e foi recebido pelos banhistas com um misto de curiosidade, apóio e alegria. Além da comemoração de seu cinqüentenário e a preparação para sua próxima aventura, o objetivo da travessia foi chamar a atenção da população e das autoridades para os efeitos da poluição ambiental.

Nos próximos meses, Zé do Pedal pretende dar início a seu mais novo projeto: uma viagem de Piracicaba, em São Paulo, até Buenos Aires, na Argentina, a bordo do Pet Bateau. A viagem ainda está em fase de preparação e a previsão é de aproximadamente 4 meses de duração.

35 anos de grandes aventuras
Zé começou sua vida de aventureiro em 1981, saindo de bicicleta do Brasil rumo à Copa do Mundo da Espanha. Em janeiro de 1983 pedalou ao redor do planeta, passando por 54 países, e após 4 anos chegou ao México, em 1986, para assistir novamente a uma Copa do Mundo de futebol. Em 2002 percorreu todo o Rio São Francisco em um pedalinho e em 2004 fez sua única aventura inacabada: "Da Liberdade ao Cristo". O ambientalista possui vários feitos inéditos: primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo de bicicleta; primeiro homem a atravessar o Japão usando um velocípede infantil; e agora, primeiro homem a atravessar a Baía mais poluída da América Latina em um barco a pedal feito de garrafas pets.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »