SE: município do sertão realiza a Festa do Jegue

23 de setembro de 2007 • 20h59 • atualizado às 22h59
O jegue com o tema Sagrada Família desfila durante a festa Foto: Cicero Mendes/Especial para Terra
O jegue com o tema "Sagrada Família" desfila durante a festa
23 de setembro de 2007
Foto: Cicero Mendes/Especial para Terra

Cícero Mendes
Direto de Itabi

Brasil


Centenas de moradores e visitantes se reuniram no município de Itabi, localizado no sertão de Sergipe, para participar da Festa do Jegue, uma tradição que começou em 1979. As pessoas se reuníram na rua do Comércio para venerar o animal que ainda é considerado sagrado pelos sertanejos, utilizado principalmente como meio de transporte e de trabalho.

» Veja mais fotos
» vc repórter: mande fotos e relatos

No primeiro momento da festa, é eleito o jegue mais fantasiado. Onze animais desfilaram com os mais variados temas. "A seleção leva em conta a fantasia, o tema e a música. Todos devem estar em harmonia", explicou a coordenadora do concurso, Valdiolanda Meneses Conceição Sá.

Os temas deste ano foram: "Amamentação", "Os dois símbolos de Itabi", "A alegria do sertão", "Ecologia, de Itabi para o mundo", "Os agricultores", "A Sagrada Família", "Os vaqueiros de pega-boi no sertão", "O sofrimento do sertanejo", "Criança esperança", "Homenagem aos deficientes" e "Vaqueiros, herói do sertão".

Cada idealizador do jegue enfeitado justificava o tema escolhido. Para a estudante Mariana Santos Gomes, responsável pelo tema "Sagrada Família", o jegue tem uma grande importância histórica porque foi através dele que Maria, José e menino Jesus fugiram de Belém para o Egito para não serem mortos pelos soldados de Herodes. "Foi montando num burro que o menino Deus foi salvo. Por isso que o sertanejo considera o jegue um animal sagrado", disse.

Outra tradição da festa é a corrida do jegue. Esse ano, o número de inscritos bateu recorde. Foram 130 animais de vários municípios de Sergipe e de outros Estados, como Alagoas, Pernambuco e até da Paraíba. O percurso, de aproximadamente 200 m, é acompanhado com entusiasmo pela torcida. O primeiro lugar na corrida recebe uma moto zero-quilômetro como prêmio.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »