PUBLICIDADE

Poluição do ar mata 5,5 milhões de pessoas por ano

13 fev 2016 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

Sobretudo China e Índia apresentam taxas de mortalidade alarmantes devido à poluição atmosférica. Para cientistas, trata-se do maior fator de risco para morte prematura depois da pressão alta, desnutrição e tabagismo.

Anualmente, mais de 5,5 milhões de pessoas morrem prematuramente em consequência da poluição atmosférica, afirmaram pesquisadores durante a conferência da AAAS (sigla em inglês para Associação Americana para o Avanço da Ciência), nesta sexta-feira (12/02) em Washington.

Assim o smog é responsável por 10% das mortes em todo o mundo, disse o cientista Michael Bauer da Universidade British Columbia, em Vancouver, durante a conferência na capital americana. "A poluição do ar é o quarto maior fator de risco para morte prematura", informou Bauer. Somente a pressão arterial elevada, a má alimentação e o tabagismo são considerados mais perigosos.

Sem leis ambientais mais duras, as mortes por poluentes no ar vão aumentar ainda mais nos próximos anos, advertiram os estudiosos. Pesquisas anteriores haviam estimado esse número de mortos em 3 milhões de pessoas. "A redução da poluição do ar é uma forma eficaz de melhorar a saúde da população", afirmou Brauer.

China e Índia

De acordo com os dados divulgados na conferência da AAAS, mais da metade das mortes ocorre na China e na Índia. Somente no Império do Meio, por volta de 1,6 milhão de pessoas morreram em 2013 em consequência da poluição atmosférica. No mesmo ano, a Índia registrou 1,4 milhão de mortes, segundo os cientistas.

Ambos os países emergentes vivenciam um rápido processo de industrialização. A China depende fortemente do carvão para a geração de energia.

Na Índia, os pesquisadores informaram que principalmente a queima de madeira, esterco e biomassa é responsável pela má qualidade atmosférica. Menos de 1% da população do país vive em áreas onde a qualidade do ar seria considerada saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dan Greenbaum, presidente do Instituto de Efeitos para a Saúde, em Boston, disse que houve progresso significativo nos dois países, porque o problema foi finalmente reconhecido como sério. Mas ainda falta muito para se encontrar uma solução, acrescentou Greenbaum.

Atualmente, os pesquisadores tentam descobrir que fontes de poluição do ar são responsáveis por determinado número de mortes.

CA/dpa/afp/dw

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade