PUBLICIDADE

Papa cria novo Conselho Pontifício para evangelizar Ocidente

28 jun 2010 - 14h45
Compartilhar

O papa Bento XVI anunciou hoje a criação de um novo Conselho Pontifício para evangelizar no Ocidente os países de tradição católica, mas que "registram uma progressiva secularização da sociedade".

O papa fez o anúncio perante milhares de fiéis na basílica de São Paulo Extramuros, no sul de Roma.

"Há regiões no mundo onde o Evangelho jogou raízes ao longo dos tempos, dando lugar a uma verdadeira tradição cristã, mas onde nos últimos séculos, com dinâmicas complexas, o processo de secularização produziu uma grave crise do sentido da fé cristã e a pertinência à Igreja", disse Bento XVI.

O papa acrescentou que há outras regiões no mundo que ainda esperam uma primeira evangelização e outras que, embora já o tenham recebido, precisam de um trabalho "mais profundo".

Perante esse panorama, ele disse que é necessária uma "nova evangelização", já que o homem do terceiro milênio tem uma "fome mais profunda", que só Deus pode saciar.

O pontífice destacou que o novo Conselho Pontifício será responsável por promover uma renovada evangelização nos países onde o Evangelho já jogou raízes.

Bento XVI acrescentou que o desafio é encontrar os meios adequados para voltar a propor a "perene verdade do Evangelho de Cristo".

O papa oficiará nesta terça-feira no Vaticano a festividade de São Pedro e São Paulo, os patrões da Igreja Católica, e irá impor a 38 arcebispos, dentre eles três espanhóis e oito latino-americanos, o Pálio, símbolo de comunhão com o Bispo de Roma.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade