PUBLICIDADE

Pais voltam às aulas em Cingapura para ajudar filhos com lição de casa

23 mai 2015 - 17h38
Compartilhar
Exibir comentários

É domingo de manhã, mas estudantes em Cingapura estão se esforçando para resolver problemas de matemática e se preparar para provas do ensino fundamental.

"Há no total 5.421 vacas e cabras na fazenda. Se três quartos das vacas e 60% das cabras forem vendidas, restará um número igual de vacas e cabras", diz a professora.

"Quantas vacas e cabras há na fazenda?"

Uma dúzia de alunos se esforçam para resolver a questão. Mas não são crianças - são os pais dela.

Muitos pais em Cingapura acham difícil acompanhar o cotidiano dos filhos, em um momento em que as crianças são inundadas com dever de casa e provas, em meio a um sistema de ensino que cobra muito e é extremamente competitivo.

Para ajudar seus filhos, alguns pais voltaram à escola, frequentando workshops oferecidos pelos colégios e cursinhos.

Os professores dizem que as classes não são para pais que são ruins em matemática ou inglês.

"É sobre entender como os alunos vão na escola e como resolver problemas complicados usando os métodos mais atuais", diz Nur Hidayah Ismail, diretora do curso Genius Young Minds.

"Como uma ex-professora de escola estadual, os pais costumavam pedir minha ajuda para poder ajudá-los. Eu vi que havia uma urgência porque eles não conseguem ajudar seus filhos em casa", disse ela.

"Quando pedi demissão eu achei que deveria ajudar, pois os pais estão sem contato com o currículo."

O curso particular - um dos muitos em Cingapura - não é só para pais. As crianças também frequentam, para aulas particulares.

Os pais fazem workshops de 4 dias pelo equivalente a R$ 1.500, que também inclui um treinamento de matemática para os filhos.

Os adultos são divididos em grupos, de acordo com sua habilidade e conhecimento de matemática. Alguns começam do início, porque o estilo de ensinar mudou drasticamente ao longo dos anos.

Em uma pequena ilha com uma economia vibrante e uma população de apenas 5,5 milhões de pessoas, educação é vital para o sucesso.

Objetivos difíceis?

Cingapura foi o primeiro colocado no ranking da OCDE em matemática e educação. A excelência acadêmica é uma grande fonte de orgulho - mas também de ansiedade.

Muitos pais sentem que precisam investir em escolas para dar a seus filhos um pontapé inicial.

Uma pesquisa do governo mostrou que famílias de Cingapura gastam cerca de US$ 800 milhões por ano com educação. Isso é quase o dobro do que era gasto uma década atrás.

Muitos pais vão a escolas do estado para cursos de reciclagem. Mas os cursos particulares - mesmo aqueles com preços altos - são populares porque oferecem aulas frequentemente para as diferentes habilidades dos pais.

Com tanta coisa em jogo academicamente, pais de Cingapura podem ser bem competitivos e colocar metas cada vez mais difíceis para seus filhos.

Mas Anita Saleh, que se inscreveu nas aulas para pais, diz que o curso a fez ser mais realista. O estudo era muito mais difícil do que ela pensava e deu a ela uma noção da pressão que sua filha enfrenta ao se preparar para as provas obrigatórias que os alunos fazem aos 11 anos.

"É muito difícil porque eu mesmo não completei todos esses exames, e minha filha está fazendo esses testes e eu mesmo não consigo responder as perguntas", diz.

Efeito positivo

A filha dela, Adawiyah Shamsudin,diz que ela tem tantas coisas a fazer que fica cansada e estressada. Antes de seus pais começarem a frequentar os cursos, diz, eles sempre a questionavam sobre suas notas.

"Mas agora eles entendem que os alunos tem dificuldades, principalmente quando eles já estão com notas baixas", afirma.

Ela e outras jovens alunos de Cingapura estão sentindo os efeitos positivos dos workshops para os pais.

"Desde que eles começaram, consigo ver melhora. Antes eu sempre procurava meus irmãos, mas agora eles estão melhorando e dando o melhor de si para ajudar com meus deveres de casa", diz.

De volta à sala de aula, em um domingo de manhã, muito pais estão cansados após um longo dia de questões e equações.

Eles foram colocados à prova. Mas esperam que o tempo o dinheiro aplicados valham a pena, e que dê a eles mais confiança para ajudar seus filhos com tarefas de casa e exames.

E afinal, qual a resposta para o problema da fazenda com vacas e cabras?

A solução: há 3.336 vacas e 2.085 cabras.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade