PUBLICIDADE

País tem 4 casos suspeitos de gripe suína, diz ministério

30 abr 2009 - 17h28
(atualizado às 22h23)
Compartilhar

O Ministério da Saúde divulgou nota nesta quinta-feira em que informa que o País tem quatro casos suspeitos de gripe suína. Outros 42 são monitorados em 12 Estados por apresentarem alguns sintomas da doença.

» CORREÇÃO: País tem 4 casos suspeitos de gripe suína

» 46% das ligações a 0800 são sobre gripe

» Suspeitos de gripe serão isolados em lancha

» Gripe suína é descartada em casal de MG

Segundo o ministério, os pacientes são colocados em monitoramento estiveram em áreas afetadas e apresentaram sintomas, mas não são consideradas suspeitas. Para o órgão, são considerados casos suspeitos pacientes que apresentaram febre alta de maneira repentina (acima de 38°C) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória e dor de cabeça, musculares e nas articulações.

Além desses sintomas, o caso será considerado suspeito se o paciente apresentou o quadro clínico até dez dias após sair de áreas afetadas ou ter tido contado com outra pessoa possivelmente contaminada no mesmo período.

Dentre os casos suspeitos, três foram registrados em Minas Gerais e um em São Paulo. O Ministério da Saúde informou que foram descartados dois casos da gripe suína no Brasil: um em Minas e outro em Mato Grosso do Sul.

São consideradas áreas afetadas os países com casos confirmados e divulgados pelos governos ou pela OMS. A OMS reconhece a existência de casos suspeitos em 11 países: México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda.

Gripe Suína

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis. O temor é de que nova mutação torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 49 casos e sete mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 91 casos de pessoas com gripe suína; uma pessoa morreu.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade