0

País comprará vacina contra gripe suína para 2010

23 jul 2009
09h18
  • separator

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, disse nesta quarta-feira que vai pedir suplementação orçamentária para financiar a compra de vacina contra a gripe suína. A ideia inicial é que o produto possa ser usado a partir de 2010, numa eventual segunda onda da gripe. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O acordo com fabricantes internacionais deve ser finalizado na próxima semana, quando será oficializado um plano específico sobre produção e aquisição de insumos contra o vírus Influenza A (H1N1). Ainda segundo o jornal, as negociações estão sendo feitas com a participação do Instituto Butantã, encarregado de produzir parte da vacinas no País.

No mês de junho, a pasta iniciou entendimentos com um grupo de empresas estrangeiras que desenvolvem a vacina contra o vírus. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, chegou a afirmar que não faltará dinheiro para os programas de combate à gripe.

A produção da vacina começou a ser estudada por empresas internacionais logo que o vírus começou a ser identificado, mas fabricantes enfrentam dois grandes problemas. O rendimento da vacina é menor do que a da gripe comum e não há capacidade de suprir a demanda mundial.

Ainda de acordo com o jornal, o Ministério da Saúde prepara uma comparação entre mortes por gripe suína e por gripe comum. Os números preliminares apontam que a letalidade da gripe comum é maior do que a da gripe suína.

Veja também:

Ministro da Saúde alerta para aumento de casos da covid-19 no interior do Brasil
Fonte: Redação Terra
publicidade