PUBLICIDADE

Mundo

Pacientes com HIV correm maior risco com gripe suína

2 mai 2009 - 11h44
(atualizado às 11h58)
Compartilhar

Portadores de HIV correm um maior risco com a nova gripe que segundo a Organização Mundial de Saúde se aproxima de uma pandemia, afirmou a OMS neste sábado.

» Ásia tem 1º caso confirmado de gripe suína

» Chegada do vírus é inevitável, diz Temporão

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que pessoas com doenças relacionadas à imunodeficiência - incluindo o vírus da aids - provavelmente ficarão mais vulneráveis a complicações relacionadas ao vírus H1N1, assim como a uma gripe regular sazonal, que mata entre 250 e 500 mil pessoa por ano.

O HIV e a nova forma da gripe também podem se mesclar de uma forma perigosa, como ocorreu com o HIV e a tuberculose, afirmou a OMS em um guia para os funcionários da área da saúde em seu site.

"Apesar de não existirem dados adequados para prever o impacto de uma possível pandemia de gripe em populações afetadas pelo HIV, as interações entre a HIV/aids e a gripe A(H1N1) podem ser significativas", explicou a organização.

"Pessoas infectadas pelo HIV devem ser consideradas de alto risco e uma população com prioridade para estratégias de prevenção e terapêuticas contra a gripe, incluindo infecção pelo vírus A(H1N1)", apontou.

O vírus conhecido como "gripe suína" tem se mostrado mais grave no México, onde as autoridades afirmam que já matou mais de 100 pessoas, mas causa sintomas mais brandos conforme se espalha pelo mundo para países como Estados Unidos, Áustria, Israel, Nova Zelândia e Coreia do Sul.

Apesar de o surto continuar pequeno em relação a outras epidemias como malária, hepatite e meningite, a OMS elevou o nível de alerta de pandemia para 5, sendo 6 o alerta máximo, devido à sua rápida disseminação e à possibilidade de que a gripe possa causa maior devastação em comunidades mais pobres e vulneráveis.

Países com altos índices de HIV ¿ a maior parte na África ¿ devem trabalhar para assegurar que as pessoas mais vulneráveis recebam os medicamentos que precisam para combater infecções da gripe, apontou a OMS.

Segundo estimativas da OMS, existem 33 milhões de pessoas infectadas com o vírus HIV pelo mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade