PUBLICIDADE

Ásia

ONG sul-coreana envia mais de 250 t de comida ao Norte

14 dez 2011 - 02h36
(atualizado às 02h46)
Compartilhar

Seis civis sul-coreanos cruzaram nesta quarta-feira a fronteira em direção à Coreia do Norte para entregar mais de 250 t de ajuda alimentícia destinada a crianças do empobrecido país vizinho, informou a agência sul-coreana Yonhap.

Os emissários da ajuda pertencem ao Conselho Coreano para a Reconciliação e a Cooperação, entidade de caráter civil que envia regularmente assistência para aliviar a escassez crônica de alimentos na isolada Coreia do Norte.

A delegação irá até a cidade fronteiriça norte-coreana de Kaesong, onde entregará 254 t de farinha e quatro toneladas de leite em pó antes de retornar, nesta mesma quarta-feira, à Coreia do Sul.

A ajuda será distribuída a crianças em um centro de atendimento, em instalações que cuidam de menores e em escolas de Anju, cidade ao norte da capital, Pyongyang, segundo indicou um representante da ONG à agência Yonhap.

A ajuda será entregue dois meses depois de o Programa Mundial de Alimentos (PMA) ter advertido que na Coreia do Norte uma em cada três crianças menores de cinco anos sofre desnutrição crônica.

Na semana que vem, oito observadores civis realizarão trabalhos de inspeção na Coreia do Norte para garantir que a ajuda chegará a seus beneficiados originais.

O governo da Coreia do Sul exige desde novembro que as ONGs se comprometam por escrito a supervisionar a adequada distribuição da assistência que enviam à Coreia do Norte. Desta forma, Seul pretende evitar que o regime da Coreia do Norte desvie a ajuda ao Exército, um importante fiador do poder de Kim Jong-il.

EFE   
Compartilhar
Publicidade