PUBLICIDADE

OMS recomenda sexo seguro devido ao zika

10 fev 2016 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários

Organização Mundial da Saúde pede que mulheres de países atingidos pelo vírus, especialmente grávidas, e seus parceiros usem camisinha. Entidade volta a defender acesso a aborto seguro para infectadas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta quarta-feira (10/02) que mulheres que vivem em países atingidos pelo vírus zika pratiquem sexo seguro com seus parceiros, especialmente durante a gravidez, segundo a agência de notícias Reuters.

"Até que se saiba mais, todos os homens e mulheres vivendo em áreas onde o zika está presente ou que voltaram desses lugares – especialmente gestantes e seus parceiros – devem ser aconselhados sobre os riscos de transmissão sexual e práticas sexuais seguras", afirmou a OMS, de acordo com a repórter Stephanie Nebehay, da Reuters. "Estas incluem o uso correto e consistente de camisinha."

O vírus, que tem sido associado ao desenvolvimento de microcefalia em fetos, já foi detectado em amostra de sêmen. Nos Estados Unidos, autoridades de saúde do Texas confirmaram um caso de transmissão por contato sexual. Segundo a OMS, ainda são necessárias mais evidências para confirmar se o vírus é sexualmente transmissível.

O zika também já foi encontrado no leite materno, mas, segundo a agência da ONU, ainda não há evidências de que o patógeno seja transmitido ao bebê por meio da amamentação.

Pesquisadores da Fiocruz também identificaram a presença ativa do vírus zika em amostras de urina e saliva, mas não confirmaram a possibilidade de transmissão por meio dos fluidos corporais.

Apesar de infecções pelo zika já terem sido detectadas em 30 países, a OMS não sugeriu a imposição de restrições a viagens. A organização, porém, pediu que as mulheres se consultem com seus médicos antes de viajar.

A entidade voltou a defender que mulheres de áreas afetadas pelo zika tenham o direito de fazer aborto. "Mulheres que desejam interromper a gravidez por medo da microcefalia deveriam ter acesso a serviços seguros de aborto legalmente", afirmou a OMS, segundo a repórter da Reuters em Genebra, onde a OMS está sediada.

"O ultrassom precoce não prevê a microcefalia de forma confiável, exceto em casos extremos", alertou a agência da ONU sobre a malformação possivelmente ligada ao vírus. No entanto, a organização também transmitiu uma mensagem um tanto quanto tranquilizadora, prevendo que "a maioria das mulheres em áreas afetadas pelo zika darão à luz bebês normais".

KG/rtr/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade