PUBLICIDADE

Obama telefona para primeiro-ministro japonês após terremoto

11 mar 2011 - 13h37
Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, telefonou nesta sexta-feira ao primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, para falar sobre o terremoto registrado no país além do tsunami que atingiu o Japão e que começou a chegar à costa continental dos Estados Unidos.

Um porta-voz da Casa Branca informou à imprensa que Obama, além de falar com o chefe do Governo japonês, se manteve informado através de seus colaboradores desde a madrugada.

Pouco após anunciarem o alcance do terremoto, Obama e sua esposa, Michelle, emitiram um comunicado no qual ofereciam as condolências dos EUA e também a ajuda necessária para que o Japão supere a tragédia.

Barack Obama tinha previsto oferecer nesta sexta-feira uma entrevista coletiva às 13h30 do horário de Brasília para falar da economia, mas atrasou uma hora em virtude dos eventos no Pacífico.

Em torno das 13h, as primeiras ondas do tsunami começaram a atingir a costa dos estados da Califórnia e Oregon, embora de uma maneira muito debilitada, como tinha ocorrido horas antes com o arquipélago do Havaí.

O Governo dos EUA emitiu um alerta de viagem na qual recomenda a seus cidadãos que não viajem ao Japão, a não ser que seja essencial, devido ao terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter, segundo serviço geológico dos EUA (USGS, da sigla em inglês).

A oficial de Assuntos Consulares do Departamento de Estado, Janice L. Jacobs, informou que estão em contato constante com o Governo dos EUA, mas que por enquanto não há informação sobre vítimas americanas.

Jacobs indicou que os escritórios consulares dos EUA em Tóquio se transferiram a outro edifício por "precaução" mas que o consulado está "em pleno funcionamento".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade