PUBLICIDADE

Nova gripe suspende aulas em universidade no interior de SP

23 jun 2009 - 09h39
(atualizado às 14h11)
Compartilhar

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu suspender temporariamente as aulas no campus de Assis, no interior do Estado, após a confirmação do segundo caso de contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1), da gripe suína. Os exames feitos em uma estudante de Biologia que apresentava os sintomas e teve contato com pelo menos outros dez alunos do campus deram positivo para a nova gripe.

» Em emergência, cidade do RS suspende aulas e festas

» Casos faz Vale tomar medidas restritivas

» SP: 3ª escola antecipa férias por causa de gripe

» OMS registra 5 mil casos da gripe suína em 2 dias

A aluna, segundo a assessoria de imprensa da Unesp, teria contraído o vírus com uma estudante do curso de Psicologia - com quem divide apartamento - que teria viajado a Buenos Aires, na Argentina. Depois de retornar, ela começou a manifestar os sintomas e foi internada - mas não chegou a ter contato com outros colegas.

As estudantes foram levadas a Bauru, onde fizeram os exames e foram medicadas. Mesmo após receberem alta, elas permanecem recolhidas para evitar a transmissão do vírus.

A direção do campus decidiu suspender as aulas entre esta terça-feira e a próxima sexta e está monitorando os dez alunos que tiveram contato com a estudante de Biologia. Caso nenhum deles manifeste os sintomas, as aulas deverão retornar na próxima segunda.

O campus de Assis tem 2.061 alunos, entre graduação e pós-graduação, nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Biotecnológica, História, Letras e Psicologia.

A gripe

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que foram confirmados 25 novos casos do vírus: 15 em São Paulo, três no Espírito Santo, três em Santa Catarina, dois no Distrito Federal, um no Maranhão e um em Minas Gerais. Com os novos casos, o total acumulado de confirmados no País chega a 240.

O Ministério da Saúde acompanha, ainda, 159 casos suspeitos no País. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Além disso, 592 suspeitas foram descartadas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade