PUBLICIDADE

Bombas lançadas da Turquia atingem norte da Síria

7 out 2012 - 12h14
Compartilhar

Vários bombas lançadas da Turquia atingiram neste domingo os arredores da cidade síria de Tal Abiad, na província de Raqa, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, que não informou sobre o número de vítimas.

Intensos bombardeios foram registrados em Tal Abiad e na zona próxima de Arus, assim como em território turco, indicaram os Comitês de Coordenação Local em comunicado.

Por sua parte, várias cadeias de notícias turcas, como a "CNNTurk" e a "NTV", informaram hoje que um projétil disparado do lado sírio da fronteira caiu no jardim de uma repartição pública na Turquia, a centenas de metros do centro de Akcakale.

O bombardeio do exército turco foi uma represália por mais esse ataque que partiu da Síria. Nos últimos dias ocorreram diversos episódios de lançamentos de bombas na fronteira entre os dois países, onde prosseguem os enfrentamentos entre as tropas do regime sírio e as forças rebeldes.

O conflito vive um aumento da tensão depois que um projétil lançado da Síria atingiu o solo turco na quarta-feira passada e matou cinco pessoas, o que levou o Parlamento da Turquia a autorizar o governo de Ancara a enviar tropas ao país vizinho.

Pelo menos 49 pessoas morreram hoje na Síria, segundo o Observatório, enquanto os Comitês de Coordenação Local aumentaram esse número para 75.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, 21 corpos foram encontrados na cidade de Al Hama, na periferia de Damasco, onde nos últimos dias houve choques entre as forças leais e opositoras ao presidente Bashar al Assad.

Além disso, treze pessoas morreram na cidade de Aleppo, a segunda maior do país, entre elas quatro combatentes rebeldes que enfrentaram as tropas do regime no bairro de Hanano. EFE

mf-bds/dk

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade