PUBLICIDADE

Ban Ki-moon pede mudanças reais na Rio+20

20 abr 2012 - 18h42
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta sexta-feira para a comunidade internacional honrar o planeta Terra apostando numa mudança real na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro em junho.

"A Terra pertence a todos e a Rio+20 é uma oportunidade única que temos que aproveitar", disse Ban em comunicado distribuído hoje em função do Dia da Terra, que será comemorado neste domingo.

O principal responsável da ONU afirmou que a data deve ser um motivo "para honrar nosso único planeta" mas também "uma chamada de ação contra a falta de respeito humano pelos recursos e ecossistemas da natureza".

O diplomata sul-coreano encorajou todos os participantes da cúpula Rio+20 a utilizar o evento "para promover um respeito maior à natureza e para cultivar um ambiente natural e social no qual todas as crianças se sintam seguros e todos os povos possam prosperar".

"A Rio+20 oferece uma oportunidade para se conseguir uma mudança de curso, uma necessária alteração dos padrões de comportamento e o compromisso de se executá-los", disse Ban, que acrescentou que deverão ser adotadas medidas "duras mas necessárias" para garantir a viabilidade do planeta.

Segundo o secretário-geral, "nos próximos vinte anos, o mundo necessitará pelo menos 50% a mais de alimentos, 45% a mais de energia, 30% a mais de água e milhões de novos postos de trabalho".

A celebração do Dia da Terra foi iniciada nos Estados Unidos nos anos 70 e a data foi adotada pela ONU em 2009.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade