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Empresa dos EUA anuncia mapeamento do DNA por US$ 1 mil

Máquina do tamanho de impressora comum sequencia genoma em um dia; avanço levanta questões éticas.

10 jan 2012 - 12h45
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Uma empresa americana anunciou que pode fazer o sequenciamento completo do DNA, ou genoma, por apenas US$ 1 mil (pouco mais de R$ 1,8 mil), uma redução considerável no preço.

Atualmente, o custo do mapeamento dos genes varia entre US$ 5 mil e US$ 10 mil.

Mas a americana Ion Torrent, parte da Life Technologies Corp, com sede em Connecticut, anunciou nesta terça-feira que começou a aceitar encomendas para seu sequenciador Ion Protonâ¢.

Além do tamanho reduzido, o aparelho ocupa espaço similar ao de uma impressora comum e o mapeamento do genoma pode ser feito em apenas um dia.

Atualmente, o processo costuma levar semanas ou meses para ser concluído.

Apesar do avanço com o novo sequenciador, muitos críticos já levantam questões éticas relacionadas ao sequenciamento do DNA em larga escala, como a possibilidade de as informações serem obtidas com facilidade por seguradoras ou por empregadores.

Ou como o barateamento de se mapear o código genético, especialistas questionam se testes em bebês que revelem uma propensão ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer seriam desejáveis.

Outro possível problema seria a geração de muitos dados, mas com poucos especialistas para interpretá-los. A interpretação em média de um genoma leva cinco horas e, nos Estados Unidos, existem apenas cerca de 2,5 mil especialistas treinados para a análise.

Ou ainda que uma pessoa cujo genoma revele pouca propensão ao desenvolvimento de males como, por exemplo, câncer de mama, negligencie exames de rotina para identificar o possível surgimento da doença

Clientes

A máquina da Ion Torrent deve ser comercializada por cerca de US$ 150 mil.

O Ion Proton⢠é o sucessor do Ion Personal Genome Machineâ¢, um dos sequenciadores mais vendidos no mundo.

A geração anterior de sequenciadores custava entre US$ 500 mil e US$ 750 mil.

Acredita-se que os laboratórios devem ser os principais clientes da empresa em um futuro próximo.

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