PUBLICIDADE

Argentino Luis Caffarelli ganha prêmio Wolf de Matemática

10 jan 2012 - 10h34
Compartilhar

O ministro de cultura israelense, Gideón Saar, e o presidente da Fundação Wolf anunciaram nesta terça-feira a concessão do prestigioso prêmio Wolf de Matemática, ao matemático argentino Luis Caffarelli, junto com o americano Michael Aschbacher.

"Caffarelli produziu um trabalho sobressalente, visionário, original e fundamental sobre as equações parciais fundamentais", expressa o comunicado divulgado pela Fundação Wolf sobre o professor da Universidade do Texas (Austin, EUA.).

A nota destaca em particular os trabalhos do argentino sobre a regularidade das equações elípticas e parabólicas, os problemas de fronteiras livres e a mecânica fluente.

Também ressalta que seu companheiro no prêmio, Aschbacher, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), é "o principal arquiteto da classificação de grupos simples finitos", e fez uma contribuição "extraordinária em seu alcance, profundidade e beleza" da teoria.

A Fundação Wolf lembra que "mais de um terço dos agraciados com o prêmio Wolf (entregue anualmente) ganharam o prêmio Nobel nas categorias compartilhadas (Medicina, Física e Química)".

O tenor espanhol Plácido Domingo e o diretor britânico Simon Rattle compartilharão este ano o Wolf das Artes.

Também receberão o prêmio nas categorias de Física, Medicina e Química, respectivamente, Jacob D. Bekenstein, Ronald M. Evans, Paul Alivisatos e Charles M. Lieber.

O presidente israelense, Shimon Peres, fará a entrega dos prêmios, acompanhados de US$ 100 mil, no dia 13 de maio em Jerusalém em cerimônia na Knesset (Parlamento israelense).

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade