inclusão de arquivo javascript

 
 

Tumor de 90 kg é retirado com sucesso da perna de vietnamita

06 de janeiro de 2012 09h18 atualizado às 10h06

Com tumor de 90 kg na perna direita, vietnamita vivia sobre uma cama. Foto: EFE

Com tumor de 90 kg na perna direita, vietnamita vivia sobre uma cama
Foto: EFE

A equipe médica do France-Vietnã Hospital de Ho Chi Minh (antiga Saigon) confirmou nesta sexta-feira o "sucesso" da retirada de um tumor de 90 kg da perna direita de um paciente vietnamita. Nguyen Duy Hai foi submetido a uma arriscada operação de mais de 10 horas de duração.

"O médico disse para minha mãe que a cirurgia tinha terminado de maneira bem-sucedida. Mas, meu irmão ainda segue inconsciente", afirmou à imprensa local o irmão do paciente, Nguyen Duy Sang.

O estranho tumor foi detectado na perna direita de Nguyen Duy Hai quando ele tinha apenas 4 anos de idade, sendo que Hai conviveu com ele 28 anos até a realização da cirurgia na quinta-feira. Os médicos já haviam amputado parte da perna de Hai quando ele tinha 17 anos, porém, o tumor continuou crescendo até deixar o paciente preso em uma cama devido ao seu tamanho, informou a imprensa vietnamita.

O cirurgião americano McKay McKinnon, que já realizaou operações similares em outros países, comandou a arriscada operação, a qual só contemplava 50% de chances de sucesso. "É normal que as pessoas temam à morte e eu não sou uma exceção. Mas, quando soube que o doutor McKinnon tinha retornado ao Vietnã para me dar uma nova vida, eu recuperei minhas esperanças", declarou o paciente antes da operação.

O custo da cirurgia gira em torno de US$ 12 mil, uma quantia que será coberta com doações arrecadados no país e no estrangeiro.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.