PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Governo nigerino confirma que filho de Kadafi está em Níger

11 set 2011 - 17h44
Compartilhar

O Governo nigerino confirmou neste domingo que Saadi Kadafi, filho do deposto líder líbio Muammar Kadafi, entrou no país junto com outras oito pessoas.

O ministro da Justiça e porta-voz do Governo, Marou Amadou, assegurou em entrevista coletiva que o comboio no qual viajava o filho de Kadafi foi interceptado por uma patrulha militar e que foi levado à localidade de Agadez, no norte do país.

"Neste momento, o comboio se dirige a Agadez, e não se descarta que o comboio chegue a Niamey nesta segunda-feira", disse o ministro na capital nigerina.

Além disso, Amadou ressaltou que os membros do comboio serão beneficiados pela hospitalidade que Níger decidiu oferecer aos fugitivos líbios.

Segundo o porta-voz governamental, o mandato de detenção internacional ditado pelo Tribunal Penal Internacional não inclui Saadi, por isso que não há nenhum problema em permitir sua estada no país.

"A ordem concerne três personalidade do regime, Kadafi, seu filho Seif al Islam e seu cunhado Senusi, Saadi não figura na lista", precisou Amadou.

Com a confirmação da fuga de Saadi, antigo jogador de futebol profissional, só continuam em paradeiro desconhecido o próprio Kadafi e seus filhos Seif al Islam, que sucederia seu pai no poder, e Mutasim, chefe do Conselho de Segurança Nacional.

A mulher de Kadafi Sofia e três de seus filhos Mohammed, Aníbal e Aisha foram amparados em agosto pelas autoridades argelinas que alegaram "razões humanitárias".

No dia 4 de setembro, o porta-voz militar dos rebeldes líbios, Ahmed Omar Bani, anunciou a morte do filho de Kadafi Hamis, comandante da temida brigada do mesmo nome, em combates em Tarhuna, a 90 quilômetros ao sudoeste de Trípoli.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade