inclusão de arquivo javascript

 
 

Cantora Adele bate recorde de vendas digitais nos EUA

15 de julho de 2011 17h40 atualizado às 18h39

Cantora vendeu mais de 1 milhão de cópias digitais do álbum '21'. Foto: AP

Cantora vendeu mais de 1 milhão de cópias digitais do álbum '21'
Foto: AP

O disco 21 da cantora inglesa Adele se tornou o álbum digital mais vendido da história, tomando o posto de Recovery, do rapper Eminem, primeiro artista a vender um milhão de cópias na rede.

Ouça Adele grátis no Sonora

De acordo com a empresa de monitoração Nielsen SoundScan, o álbum 21 conseguiu vender 1,017 milhões de cópias, enquanto Recovery vendeu 1,005 milhões. Os números de Adele foram impulsionados pelo sucesso da venda de cópias na internet. Segundo a Nielsen SoundScan, 32% dos discos vendidos na primeira metade de 2011 foram digitais.

"Adele não é apenas um fenômeno digital, porque ela se dirige tanto a consumidores mais velhos, que continuam comprando discos completos, quanto aos mais jovens, que talvez só adquiram uma canção", disse um porta-voz da revista Billboard ao jornal USA Today.

A cantora de soul e jazz ficou mundialmente conhecida em 2008 com seu primeiro álbum, 19, com o qual chegou a vender três milhões de cópias. Seu segundo disco, 21, lançado este ano e já vendeu 2,6 milhões de exemplares. A artista britânica também conseguiu vender mais de quatro milhões de cópias do single Rolling in the Deep.

Segundo os especialistas, pelo menos outros dois discos venderão um milhão de cópias digitais antes do final de ano: The Fame, de Lady Gaga e Sigh No More, de Mumford&Sons.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.