PUBLICIDADE

Frattini diz que Itália apoiou Moratinos para direção da FAO

27 jun 2011 - 15h12
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, afirmou nesta segunda-feira que a Itália apoiou o espanhol Miguel Ángel Moratinos na eleição para a direção-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), na qual o brasileiro José Graziano da Silva saiu vitorioso.

"A Itália apoiou Moratinos. Era o compromisso europeu. Como se sabe, entre os países europeus quando há um candidato da região, é apoiado", declarou Frattini aos meios de comunicação locais.

No entanto, o chanceler garantiu que a Itália recebeu com "satisfação" as declarações de Graziano nas quais "mencionou sua cidadania italiana e, portanto, sua amizade" com seu país.

Graziano foi eleito neste domingo diretor-geral da FAO por 92 votos, frente aos 88 obtidos pelo ex-ministro das Relações Exteriores espanhol Miguel Ángel Moratinos.

A escolha foi realizada durante a 37ª Conferência da FAO, na qual estavam presentes 180 delegações de países-membros que votaram em sigilo. Não foi registrada nenhuma abstenção.

Graziano, que nasceu em Urbana (Illinois, EUA) em 1949 e tem uma longa experiência no órgão da ONU, conseguiu coroar sua carreira com sua eleição como diretor-geral da FAO.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade