PUBLICIDADE

Texas arde com incêndios "de fronteira a fronteira", à espera de chuvas

20 abr 2011 - 14h34
Compartilhar

Os bombeiros continuam nesta quarta-feira o combate aos incêndios que arrasaram mais de 405 mil hectares do Texas em uma semana, à espera de chuvas previstas pelo serviço meteorológico.

"O Texas arde de fronteira a fronteira", disse à rádio de "CNN", April Saginor, porta-voz do Serviço Florestal texano, que acrescentou que "há incêndios no oeste, no leste, no norte e no sul do Texas, há fogos por todo o estado".

Neste momento, bombeiros procedentes de 34 estados se concentram no Texas para combater as chamas. Nas últimas duas semanas o fogo destruiu mais de 170 casas e danificado outras centenas.

April indicou que na região de Dallas há um grande incêndio que é resultado da combinação de outros quatro iniciados na semana passada.

A porta-voz acrescentou que as condições melhoraram em torno do Lago Possum Kingdom onde os quatro fogos já tinham arrasado 59,5 mil hectares e tinham danificado 140 residências.

Na terça-feira, a equipe de emergência respondeu a 10 novos alarmes de fogo em mil hectares, enquanto os incêndios forçaram a evacuação de três localidades e causaram danos generalizados em vários condados ao oeste da área metropolitana de Dallas e Forth Worth.

As autoridades esperam nesta quarta-feira uma trégua do tempo seco e dos fortes ventos que contribuíram para a propagação dos incêndios florestais, mas se informou de mais focos de fogo nos condados Stephens e Garza, no norte do Estado.

A previsão de chuvas que espera no norte do estado não se estende a todo o Texas: nas montanhas Guadalupe, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, as condições seguirão sendo propicias para mais incêndios até na quinta-feira.

O Serviço Florestal do Texas indicou que desde 1º de janeiro atenderam mais de 800 incêndios que danificaram 5 mil estruturas em uma superfície de 566.700 hectares.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade