PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Forças de Kadafi buscam reconquistar enclave petroleiro de Ras Lanuf

9 mar 2011 - 12h17
Compartilhar

As Forças de Kadafi lançaram nesta quarta-feira uma ofensiva com desdobramento de tropas, apoio aéreo e artilharia para reconquistar o enclave petroleiro de Ras Lanuf, a 350 quilômetros ao oeste de Benghazi, onde os rebeldes concentraram suas Forças.

As tropas castigaram Ras Lanuf desde o domingo, após ter conseguido deter o avanço dos milicianos em Ben Jawad, no meio do caminho entre Ras Lanuf e Sirte, a cidade natal de Muammar Kadafi, reduto de seu poder.

Os ataques aéreos começaram cedo em Ras Lanuf, embora segundo um porta-voz rebelde contatado por telefone pela emissora "Al Jazeera", os milicianos combatem inclusive as proximidades de Ben Jawad.

Após o meio-dia, um forte bombardeio aéreo sobre o porto de Ras Lanuf pôde alcançar alguma das instalações que abrigam depósitos de petróleo, pois três espessas colunas de fumaça se elevavam ao céu.

O Conselho Nacional de Transição Interino (CNTR) alertou através da conta do Twitter da nova ofensiva das tropas pró-Kadafi que atacam principalmente pelo oeste enquanto os milicianos tentam aguentar a posição.

A correspondente da "Al Jazeera" no local indicou enquanto se escutava o intenso tiroteio que, presumivelmente, as três colunas de fumaça preta podiam proceder das instalações do terminal petrolífero, que conta com um porto e dois pequenos aeroportos, embora não há confirmação definitiva sobre sua origem, pois todos estavam cobertos.

Conforme seu relato, o ataque procede de todos os pontos, e principalmente do oeste de Ras Lanuf.

Os rebeldes contestam com fogo intenso após o bombardeio aéreo e existe o temor que os combates alcancem mais depósitos deste terminal onde diariamente podem ser exportados 200 mil barris de petróleo e as instalações onde há armazenados produtos de alta periculosidade.

Os milicianos que empreenderam a retirada no domingo após a contraofensiva pró-Kadafi receberam desde a segunda-feira reforços de rebeldes e também armamento pesado, mas lutam em inferioridade de condições frente ao material artilheiro e as Forças de Kadafi, coberta desde o ar.

Muitos dos rebeldes permanecem juntos ao lado de seus veículos e são um fácil alvo para os ataques das tropas pró-Kadafi.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade