PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Assessor da Presidência diz que transição no Egito foi vitória popular

12 fev 2011 - 11h13
Compartilhar

O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, considerou a transição política no Egito uma vitória do povo e afirmou que o Brasil espera que ela ocorra mantendo o respeito aos direitos humanos.

"As ruas fizeram escutar sua voz, tanto que uma série de tentativas de conter o movimento num quadro estreito sucumbiu", assinalou Garcia. "Houve uma vitória importante das reivindicações populares com a saída do presidente (Mubarak)".

Segundo o assessor da presidente Dilma Rousseff, o Governo brasileiro acompanhou a situação política no Egito, onde milhares de pessoas saíram às ruas nos últimos dias para pressionar a saída de Mubarak, que renunciou após três décadas no poder.

Ele destaca que o que ocorreu no Egito foi um movimento democrático do ponto de vista social e político.

De acordo com Garcia, Dilma mantém contatos permanentes sobre a situação no Egito com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que presidiu nesta sexta-feira em Nova York uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre interdependência entre segurança e desenvolvimento O Governo brasileiro fez votos para que a transição política no Egito transcorra em um clima de "respeito" às liberdades e em um "ambiente de paz e tranquilidade", segundo um comunicado divulgado pelo Itamaraty.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade