PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Bento XVI acende Círio da Paz e inaugura Portal de Belém

24 dez 2010 - 15h50
Compartilhar

Bento XVI acendeu nesta sexta-feira o Círio da Paz colocado na janela de seu apartamento, que tem vista para a praça de São Pedro, e inaugurou o Portal de Belém de tamanho natural construído no Vaticano.

A inauguração do presépio e o acendimento do círio são os dois ritos tradicionais que marcam o início das celebrações natalinas no Vaticano, onde às 22h do horário local (19h de Brasília), Bento XVI celebrará a Missa do Galo na Basílica de São Pedro.

Este é o segundo ano em que a celebração é antecipada em duas horas, para que Bento XVI, que tem 83 anos e precisará conduzir os ritos do Natal no sábado, não se canse.

O acendimento do círio é uma tradição polonesa que era seguida por João Paulo II e à qual Bento XVI deu continuidade.

O Portal de Belém foi inaugurado pelos cardeais Giovanni Lajolo, governador do Estado da Cidade do Vaticano, e Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro, embalados por um coro de crianças filipinas e música natalina.

O presépio está ambientado na Palestina e ocupa uma superfície de 300 metros quadrados, com uma fachada de 25 metros quadrados.

Por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e as Filipinas, a embaixada do país asiático doou ao portal nove estátuas que representam filipinos que tocam música diante de uma rede de pesca cheia de peixes.

Ao lado do Portal de Belém foi colocada a tradicional árvore de Natal, que este ano foi presenteada pela região italiana de Alto Adigio.

A tradição de instalar um Presépio na Praça de São Pedro, junto ao obelisco, começou em 1982 por iniciativa do papa João Paulo II e foi mantida por Bento XVI em seus quase seis anos de Pontificado.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade