PUBLICIDADE

Repertório dos Beatles estreia na loja online do iTunes

16 nov 2010 - 15h04
Compartilhar

Pela primeira vez, os usuários do serviço iTunes da Apple poderão comprar o catálogo fonográfico online dos Beatles a partir desta terça-feira.

Com uma simples mensagem divulgada no site do iTunes - "Os Beatles. Agora em iTunes" -, a Apple disponibilizou todas as faixas dos 13 álbuns que o grupo de Liverpool gravou em estúdios, desde "Please Please Me" até "Let It Be", pelo valor de US$ 1,29 por música.

Além dos álbuns, o iTunes acrescentou quatro compilações, "The Beatles Box Set", "The Beatles Past Masters", "The Red Album (1962-1966)" e "The Blue Album (1967-1970)".

O anúncio foi uma das notícias mais esperadas pelos fãs dos Beatles, banda que sempre relutou a aderir às novas tecnologias. O grupo também resistiu às gravações em CD até 1987, quando o formato já era o meio mais comum da indústria fonográfica.

Durante décadas, a Apple e os Beatles se envolveram em várias batalhas legais. Em 1978, o selo fonográfico do quarteto britânico, Apple Records, processou a empresa de computadores por considerar o logotipo da empresa fundada por Steve Jobs similar ao seu.

A disputa foi resolvida em 1981 quando a Apple Computers se comprometeu a não atuar no negócio fonográfico.

Já em 1989, a Apple Records voltou a processar a Apple Computers, disputa que se resolveu em 1991 quando a empresa de Jobs pagou US$ 29 milhões ao selo fonográfico.

O terceiro embate legal ocorreu em 2003, quando a Apple Records declarou que o lançamento do iTunes era uma flagrante violação de acordos anteriores. Mas desta vez os tribunais deram a razão a Jobs.

Depois dos Beatles, o iTunes, planeja incrementar sua coleção de música com grandes nomes, como o grupo australiano AC/DC. Em fevereiro deste ano, o iTunes atingiu 10 bilhões de faixas vendidas.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade