PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Choques entre polícia e manifestantes ganham força na Alemanha

7 nov 2010 - 15h36
(atualizado às 21h23)
Compartilhar

Os enfrentamentos violentos entre policiais e ativistas antinucleares se intensificaram neste domingo nas proximidades do depósito nuclear de Gorleben, no norte da Alemanha, conforme o comboio carregado de resíduos radioativos se aproximava da cidade.

Por causa dos choques, vários agentes e manifestantes ficaram feridos nas localidades de Dannenberg e Harlingen, segundo informou a rede de televisão n-tv.

Os policiais utilizaram cassetetes e gás lacrimogêneo para conter os manifestantes, que queriam romper o perímetro de segurança e bloquear os trilhos.

Os ativistas responderam aos agentes lançando pedras e coquetéis molotov e pelo menos um veículo policial foi incendiado. Segundo os manifestantes, suas ações têm como objetivo atrasar o transporte para denunciar o armazenamento de material radioativo e o uso de energia nuclear na Alemanha.

Os organizadores dos protestos calculam que neste fim-de-semana conseguiram reunir em Dannenberg, a localidade mais próxima de Gorleben, cerca de 50 mil pessoas. Por sua vez, as forças de segurança mobilizaram pelo menos 16,5 mil agentes para escoltar o trem.

Durante os quase mil quilômetros de seu trajeto por território alemão, o trem foi bloqueado pelos ativistas em pelo menos cinco ocasiões - Kehl, Darmstadt, Morschen, Kassel e Celle -, o que gerou um atraso de quase sete horas. Além disso, houve manifestações em outras cidades ao longo do trajeto do comboio.

Manifestante é retirado de trilho de trem durante protesto na Alemanha
Manifestante é retirado de trilho de trem durante protesto na Alemanha
Foto: EFE
EFE   
Compartilhar
Publicidade