Milhares de muçulmanos rezam o Eid Al-Fitr durante o amanhecer na cidade sagrada de Meca
Foto: AFP
A maioria dos muçulmanos dos países árabes do Oriente Médio celebram nesta sexta-feira o Eid al-Fitr, uma das principais festas do calendário islâmico, que lembra o final do mês de jejum do Ramadã.
Após uma longa noite, marcada pelo ambiente festivo e grandes multidões nas ruas, cidades como Cairo amanheceram praticamente desertas.
A oração especial do Eid al-Fitr, por volta das 6h no Egito (0h em Brasília) iniciou um dia no qual os muçulmanos costumam visitar familiares usando roupas novas.
A tranquilidade do primeiro dia do mês de Shaual, seguinte ao Ramadã, contrasta com a frenética atividade vivida na última semana, que teve grandes engarrafamentos e grande movimento nas áreas comerciais.
Egito, Catar, Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Jordânia, Síria, Sudão e Bahrein realizaram na quinta-feira o último dia de jejum, depois que, na quarta, os especialistas e astrônomos observaram no céu que havia lua nova.
Os sunitas de Iraque e Líbano, países que contam com população xiita, fizeram o mesmo.
Durante o mês do Ramadã, que lembra a revelação do Corão ao profeta Maomé no ano 610 d.C., o muçulmano adulto não pode comer, beber, fumar nem manter relações sexuais entre o amanhecer e o anoitecer.

- EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Assista agora »
Assista agora »
