PUBLICIDADE

EFE BRASIL - 20 DEZ 2009

20 dez 2009 - 11h09
Compartilhar

A Agência Efe está transmitindo nos últimos dias do ano uma série especial de matérias com os principais acontecimentos de 2009, e que hoje (20) terá os seguintes temas:.

OTAN - Bruxelas - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) elegeu em 2009 um novo dirigente, o ex-primeiro-ministro dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, que entrou de cabeça na estratégia americana de aumentar a presença militar no Afeganistão para recuperar a iniciativa frente aos insurgentes.

PORTUGAL - Lisboa - Portugal foi três vezes às urnas em 2009, e ratificou os socialistas no poder, mas sem renovar a maioria absoluta do primeiro-ministro José Sócrates, que enfrenta quatro anos de gestão com um dos Governos mais frágeis da democracia do país. Por Emilio Crespo.

MIANMAR - Bangcoc - O regime militar de Mianmar (antiga Birmânia) prolongou por mais 18 meses o longo cativeiro da líder opositora e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, para impedir que sua popularidade interfira nas eleições legislativas que planeja realizar em 2010.

Por Miguel F. Rovira.

MAURITÂNIA - Nuakchott - O ano de 2009 na Mauritânia ficará marcado pela vitória eleitoral do general Mohammed Ould Abdelaziz, autor do golpe de Estado de 2008, e pelo aumento da atividade terrorista. Por Maaruf Ould Udaa.

Outros conteúdos já enviados:.

-----------------------------.

- AMÉRICAS:.

BRASIL - Rio de Janeiro - O Brasil saiu este ano da crise mundial sem maiores consequências, com o pé no acelerador e o prestígio em alta no cenário internacional, fruto do crédito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

EUA - Washington - O ano de 2009 será lembrado nos Estados Unidos como aquele em que a intervenção pública salvou a economia do abismo, mas com o preço de um legado de liquidez extraordinária e um grande déficit. Por César Muñoz Acebes.

AMÉRICA LATINA - Bogotá - Compras milionárias de armamento, um polêmico acordo militar com os Estados Unidos e o aumento da tensão entre países vizinhos, incluindo espionagem e preparativos bélicos, fizeram ressurgir neste ano o medo de uma guerra na América Latina.

Por Ana Mengotti.

HONDURAS - Tegucigalpa - Honduras fechou o ano de 2009 com três presidentes, o deposto Manuel Zelaya; o interino Roberto Micheletti, e o eleito Porfirio Lobo, que assumirá o poder em janeiro de 2010.

Por Germán Reyes.

VENEZUELA - Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conseguiu em 2009 sinal verde para tentar outro mandato à frente do Governo, embora a oposição tenha ganhado força e enfrente problemas econômicos e diplomáticos, sobretudo com a Colômbia. Por Esther Borrell.

COLÔMBIA - Bogotá - A incerteza semeada pelo presidente Álvaro Uribe sobre sua eventual candidatura a uma segunda reeleição marcou um ano carregado de escândalos na Colômbia, pelas escutas ilegais e as execuções extrajudiciais, em meio a uma tensa relação com os países vizinhos. Por Esther Rebollo.

ARGENTINA - Buenos Aires - A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, chega à metade de seu mandato com minoria parlamentar, após as eleições de junho, e desgastada pelos enfrentamentos com o setor agrário, a oposição e a polêmica gerada a partir da lei de meios audiovisuais. Por Mar Marín.

URUGUAI - Montevidéu - O Uruguai fechou 2009 com um protagonista indiscutível: José "Pepe" Mujica, o ex-guerrilheiro tupamaro preso durante mais de uma década sob a ditadura militar que em 2010 assumirá como o presidente mais votado da história republicana do país. Por Álvaro Mellizo.

EQUADOR - Quito - Em 2009, o presidente do Equador, Rafael Correa, conquistou sua reeleição já no primeiro turno, um triunfo histórico com o qual reafirmou que seu plano de "revolução cidadã" será intensificado e que não será freado por "nada nem ninguém". Por Susana Madera.

BOLÍVIA - La Paz - A vitória do presidente boliviano, Evo Morales, em sua primeira reeleição fechou um ano no qual Bolívia estreou uma Constituição com a qual o líder indígena e de esquerda pretende construir um novo Estado. Por Soledad Álvarez.

HAITI - Porto Príncipe - O Haiti enfrentou em 2009 problemas institucionais que afetaram sua situação política e que culminaram com a nomeação de um novo primeiro-ministro, enquanto realizava esforços para dinamizar sua economia.

CUBA - Havana - O Governo do general Raúl Castro reduziu em 2009 a distribuição de alimentos aos cubanos, diminuiu o consumo de energia e freou o pagamento de dívidas, enquanto optou por dar prosseguimento a sua política de direitos da população. Por Antonio Martínez.

MÉXICO - México - A exata metade do mandato do presidente mexicano, Felipe Calderón, foi abalada em 2009 pela crescente onda de violência do crime organizado, que causou sete mil mortes, por uma recessão econômica próxima a 7% e por sua perda da maioria nas eleições legislativas de julho. Por Patricia Vázquez.

GUATEMALA - Guatemala - O presidente da Guatemala, Álvaro Colom, passou por um ano especialmente difícil em 2009 devido à crise de governabilidade gerada após o assassinato de um prestigioso advogado que em um vídeo póstumo o culpou pelo crime.

- EUROPA:.

R.UNIDO - Londres - A crise econômica global e a Presidência do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) deram a oportunidade ao primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, de se apresentar a seus colegas como o político mais experiente e capaz de salvar ao mundo da ameaça de um abismo financeiro. Por Judith Mora.

ALEMANHA - Berlim - A democrata-cristã Angela Merkel realizou em 2009 seu sonho político de iniciar um segundo mandato como chanceler da Alemanha, mas desta vez, e depois de quatro anos de um casamento por conveniência com os social-democratas, ao lado de seu parceiro natural, o Partido Liberal de Guido Westerwelle. Por Ingrid Haack.

ITÁLIA - Roma - O protagonista indiscutível de 2009 na Itália foi o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, com os escândalos sexuais nos quais se viu envolvido e a agressão que sofreu após um comício em Milão, onde um rapaz atirou uma estatueta contra seu rosto, deixando-o hospitalizado por quatro dias. Por Carmen Postigo.

FRANÇA - Paris - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chega à metade de seu mandato tendo de enfrentar uma forte queda de popularidade, o que inclui críticas até mesmo em suas próprias fileiras. Por Javier Alonso.

RÚSSIA - Moscou - A crise financeira forçou o Kremlin a questionar o modelo de desenvolvimento que durante os últimos anos impulsionou o agora primeiro-ministro Vladimir Putin, que continua sendo considerado o homem forte da Rússia. Por Bernardo Suárez Indart.

VATICANO - Cidade do Vaticano - A decisão de Bento XVI de abrir as portas da Igreja Católica para os anglicanos e a suspensão das excomunhões aos bispos lefebvrianos marcaram 2009, ano no qual o papa viajou para a África, onde condenou o uso do preservativo, e para a Terra Santa, onde pediu um Estado palestino. Por Juan Lara.

- ÁSIA:.

CHINA - Pequim - A sangrenta revolta uigur em Urumqi e o 20º aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial, lembrado pela comunidade internacional e ignorado por Pequim, obscureceram o ano em que o Governo chinês queria comemorar com perfeição o 60º aniversário do regime comunista. Por Antonio Broto.

JAPÃO - Tóquio - Depois de meio século, o Japão elegeu um partido diferente para formar o Governo nacional, inaugurando assim a era de Yukio Hatoyama, um político mais voltado para a esquerda e que promete uma relação de igualdade com os Estados Unidos. Por Patricia Souza.

COREIA DO NORTE - Seul - A Coreia do Norte colocou a toda prova a paciência da comunidade internacional em 2009 com um inesperado teste nuclear e o lançamento de mísseis, que têm como objetivo final levar o Governo de Barack Obama à mesa de negociações.

PAQUISTÃO - Islamabad - O Paquistão entrou definitivamente em 2009 no conflito armado contra a insurgência talibã, com atentados quase diários e duas operações militares de grande escala que deslocaram centenas de milhares de civis de seus lares. Por Igor G.

Barbero.

AFEGANISTÃO - Cabul - Com a insurgência talibã mais forte que nunca, o presidente Hamid Karzai renovou seu mandato à frente do Afeganistão sob denúncias de fraude e a retirada da disputa do principal opositor, o que gerou um forte questionamento de seus parceiros internacionais.

- ORIENTE MÉDIO:.

ISRAEL - Jerusalém - O ano de 2009 ficou marcado em Israel com um giro rumo à direita radical, com a chegada ao poder do conservador Benjamin Netanyahu, após uma cruenta ofensiva contra a Faixa de Gaza. Por Alberto Masegosa.

PALESTINOS - Cairo - Prazos descumpridos, viagens, encontros, desencontros e acusações cruzadas foram a tônica habitual em 2009 no Egito, principal mediador entre as diversas facções palestinas que seguem mais divididas que nunca. Por Susana Samhan.

IRAQUE - Bagdá - O Iraque se despede de 2009 dando mais atenção às próximas eleições, que escolherão um novo Governo cuja missão será afiançar a segurança e a estabilidade do país, enquanto as tropas americanas continuam a retirada que iniciaram em janeiro passado.

LÍBANO - Beirute - Após quase cinco meses de gestões, Saad Hariri conseguiu formar um Governo no Líbano a partir dos votos conquistados nas eleições de 7 de junho, mas para conseguir seu propósito teve de ceder em muitas posições. Por Kathy Seleme.

- ÁFRICA:.

LÍBIA - Trípoli - Em 2009, Muammar Kadafi pôs fim definitivamente ao isolamento internacional de seu regime com várias viagens há pouco tempo impensáveis à Europa, Estados Unidos e América Latina, justo no ano em que celebrou quatro décadas no poder e foi eleito presidente da União Africana (UA).

ÁFRICA SUBSAARIANA - Johanesburgo - Os esforços da África Subsaariana para fortalecer sua democracia sofreram este ano novos revezes com a repressão sob o regime golpista da Guiné, a derrocada do presidente de Madagascar e a crise constitucional de Níger.

SOMÁLIA - Johanesburgo - Os piratas somalis provaram de novo em 2009 sua capacidade de abordar navios cada vez mais longe de seu litoral e mantiveram em alerta o tráfego marítimo e a pesca no oceano Índico, apesar da vigilância das maiores marinhas do mundo.

Por Chema Ortiz.

- DEMAIS TEMAS:.

ESPECTÁCULOS - Los Angeles - A repentina morte de Michael Jackson comoveu o mundo em 2009, um ano em que Hollywood disse adeus a célebres nomes como Patrick Swayze, Farrah Fawcett, David Carradine e Ricardo Montalbán. Por Fernando Mexía.

KARADZIC - Haia - O julgamento do homem que foi o dirigente dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, considerado responsável direto pelo massacre de Srebrenica, começou em outubro passado, apesar do obstrucionismo do acusado, que os juízes esperam ter desarmado em seu boicote à Justiça internacional. Por Maite Rodal.

GRIPE - Genebra - A aparição de um novo vírus de gripe mobilizou este ano esforços globais após se transformar na primeira pandemia do século XXI, o que culminou com o rápido desenvolvimento e fabricação de uma vacina, embora as evidências indiquem que a gravidade da doença seja menor do que as autoridades mundias temiam no começo. Por Isabel Saco.

CATÁSTROFES - Dados e informações sobre as principais catástrofes naturais de 2009.

ATENTADOS - Dados e informações sobre os principais atentados no mundo em 2009.

ACIDENTES - Dados e informações sobre principais acidentes de transporte em 2009.

Cronologia diária dos acontecimentos que marcaram os meses de janeiro a junho. EFE mh/rd

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade