Obama durante o pronunciamento na base de West Point
Foto: EFE
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que a segurança de seu país está em jogo no Afeganistão e no Paquistão, de onde a rede terrorista Al-Qaeda planeja novos atentados, ao mesmo tempo em que os talibãs ganharam força. Ele anunciou o envio de mais 30 mil soldados americanos ao Afeganistão, atitude classifcada por ele como "vital" para o "interesse nacional".
"Como comandante-em-chefe, determinei que é vital para nosso interesse nacional enviar mais 30 mil soldados ao Afeganistão", disse Obama em discurso na Academia Militar de West Point.
Obama garantiu que o Afeganistão "não está perdido", mas reconheceu que nos últimos anos a situação regrediu diante da retomada da força dos rebeldes talibãs.
A nova estratégia consiste em lutar contra a rede terrorista Al-Qaeda, que segue "planejando ataques neste momento", e impedir o avanço dos talibãs.
O presidente revelou que as tropas americanas começarão a sair do Afeganistão em julho de 2011, e rejeitou qualquer comparação com o atoleiro da Guerra do Vietnã.
Com informações da AFP.

- EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.






Assista agora »
Assista agora »
