PUBLICIDADE

Obesidade acima dos 65 anos pode reduzir risco de morte

20 nov 2009 - 14h13
Compartilhar

Um estudo da universidade de York, no Canadá, determinou que alguns quilos a mais em pessoas acima de 65 anos de idade parecem reduzir o risco de mortalidade neste grupo populacional.

O estudo realizado por Jennifer Kuk e Chris Ardern foi baseado na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição realizada entre 1988 e 1994 e foi publicado na revista da sociedade geriátrica americana.

Após estudar os dados de 4.437 homens e 5.166 mulheres, os pesquisadores apontaram que, enquanto a obesidade geral e abdominal está associada a um maior risco de mortalidade em adultos abaixo dos 65 anos, a associação entre obesidade e mortalidade é nula ou inversa nas pessoas acima dessa idade.

"Em geral, a associação foi mais forte com medidas de obesidade abdominal do que com medidas de obesidade geral ou massa sem gordura", diz o resumo do artigo.

Os autores concluem que "os efeitos adversos da obesidade no risco de mortalidade são só aparentes em adultos abaixo de 65 anos de idade".

"A obesidade não esteve geralmente associada a um maior risco de mortalidade em idosos", acrescentaram.

Por isso, "embora a perda de peso seja boa para reduzir a mortalidade em adultos obesos de qualquer idade, não está claro se a perda de peso também é boa para reduzir o risco de mortalidade em idosos".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade