Vinte anos depois de Berlim, palestinos derrubam pedaço do muro de Israel
09 de novembro de 2009 15h03

RAMALA, Cisjordania, 9 Nov 2009 (AFP) - Um grupo de palestinos derrubaram nesta segunda-feira um pedaço do muro de separação erguido por Israel na Cisjordânia para evitar ataques terroristas, no mesmo dia em que a Alemanha festeja o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim.

Algumas dezenas de palestinos, ajudados por ativistas estrangeiros pró-Palestina, se reuniram nesta data de propósito, para fazer uma analogia do que chamam de "muro do apartheid" com a barreira que dividia a capital alemã.

"Um grupo de 150 militantes foi ao muro perto de Qalandiya e derrubou uma parte por ocasião do 20º aniversário da queda do Muro de Berlim", declarou à AFP Abdala Abu Rahma, ativista palestino.

O exército israelense interveio imediatamente e dispersou los manifestantes, que responderam jogando pedras.

Dois palestinos foram detidos.

A barreira de segurança terá, quando concluída, uma extensão de 709 quilômetros, dos quais 85% estarão na Cisjordânia, segundo o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).

Ainda de acordo com esta agência, 60% do traçado do muro foi construído até agora.

bur-dlm/ap

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.