PUBLICIDADE

Mundo

Conheça 10 concorrentes que podem "substituir"o WhatsApp

17 dez 2015 - 10h57
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/BBC Brasil / BBC News Brasil

Na mensagem que postou para seus 45 milhões de seguidores lamentando a decisão de um tribunal de São Paulo contra o WhatsApp, Mark Zuckerberg não deixou de fazer propaganda de mais um de seus serviços: o Messenger do Facebook.

"Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens", recomendou.

O Facebook é dono dos dois principais aplicativos para troca de mensagens instantâneas no mundo. O WhatsApp, com 900 milhões de usuários ativos mensais, foi comprado em fevereiro pelo Facebook.

O segundo no ranking é o próprio Messenger, também do Facebook, com 700 milhões de usuários ativos em agosto de 2015. O ranking, da consultoria Statista, lista QQ Mobile, Wechat, Skype, Viber e Line como outros apps de mensagens mais usados.

Várias outros serviços têm tentado fazer frente no Brasil ao reinado quase absoluto dos dois serviços de propriedade do Facebook (WhatsApp e Messenger) no universo das mensagens instantâneas. A BBC Brasil reúne aqui uma lista de 10 alternativas.

1) Viber

Muito semelhante ao WhatsApp, o aplicativo permite ao usuário enviar mensagens de texto, fotos, vídeo e fazer ligações. Sua principal vantagem é a possibilidade de fazer chamadas de áudio e vídeo em alta definição. Tem 664 milhões de usuários no mundo.

2) Telegram

Híbrido do WhatsApp e do Snapchat, o aplicativo diz ter ganhado 1,5 milhão de usuários desde que a suspensão passou a vigorar, por volta das 23h30 de quarta-feira. Permite envio de mensagens de texto, imagens e vídeo. Assim como o Snapchat, tem uma função de autodestruição instantânea do conteúdo compartilhado.

3) Hangouts

É atrelado ao Google. Permite trocar mensagens de texto além de fazer chamadas de voz e de vídeo. Recentemente, a empresa liberou a opção de videoconferências a usuários sem conta Google. Outros serviços, no entanto, como a troca de mensagens, continua restrito àqueles cadastrados.

4) Skype

Adquirido pela Microsoft em 2010, o Skype continua sendo conhecido como opção para chamadas de vídeo. Mas também tem opção de troca de mensagens de texto. Com 300 milhões de usuários no mundo, o serviço vem perdendo terreno para outros aplicativos.

5) Kik

Permite troca de mensagens de texto, voz e imagens simultaneamente, mas chamadas de voz ou de vídeo ainda não estão disponíveis. Tem 200 milhões de usuários.

6) Line

Permite envio de mensagens de texto e fazer chamadas de voz. Lançado originalmente no Japão, tem versão em português.

7) Snapchat

Permite envio de mensagens de texto e vídeos. Outra possibilidade é poder programar o tempo em que o conteúdo compartilhado será autodestruido.

8) Zap Zap

De origem brasileira, usa o API (Application Programming Interface ou Interface de programação de aplicativo) do Telegram. Antes desconhecido, ganhou meio milhão de novos usuários após a primeira polêmica envolvendo o WhatsApp, em fevereiro deste ano, quando a Justiça do Piauí pediu o bloqueio do serviço de mensagens instântanea.

9) WeChat

Desenvolvido na China, o WeChat permite trocar mensagens de texto e imagens, além de fazer chamadas de voz e de vídeo. O aplicativo possui a função “Olhar ao Redor” que localiza pessoas próximas. Tem 650 milhões de usuários ao redor do mundo.

10) Versy

Disponível em inglês, espanhol e português, o aplicativo permite troca de mensagens e fotos. Também possibilita conversar com celebridades que tenham seus próprios canais na rede social. Possui cerca de 190 milhões de usuários.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade