PUBLICIDADE

Mundo

Xi Jinping é eleito o novo líder do Partido Comunista da China

15 nov 2012 - 03h13
(atualizado às 10h00)
Compartilhar

O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) designou nesta quinta-feira Xi Jinping como o secretário-geral da formação e o "número um" da nova lista de sete membros do Comitê Permanente, principal órgão reitor, anunciou a agência "Xinhua".

Comitê do Partido Comunista da China desiga Xi Jinping (à esquerda) como secretário-geral da formação
Comitê do Partido Comunista da China desiga Xi Jinping (à esquerda) como secretário-geral da formação
Foto: AFP

Desta forma, Xi, de 59 anos, assumirá a Presidência da China em março de 2013, sucedendo a Hu Jintao, que deixa nesta quinta-feira seu posto no Comitê Permanente e também a Secretaria Geral do Partido, dando o primeiro passo na transição da "quarta geração" de líderes comunistas para a quinta.

Os outros novos membros do Comitê Permanente, também principais autoridades do PCCh, são Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.

A nomeação de Xi como novo líder do partido já era esperada há meses, e hoje também foi alçado à condição de presidente da Comissão Militar Central, o órgão que controla as Forças Armadas do gigante asiático.

Xi e os outros seis membros do Comitê Permanente se apresentaram hoje à imprensa local e internacional por volta das 12h locais (2h de Brasília) no Grande Palácio do Povo, em Pequim, onde foi realizado o 18º Congresso do Partido Comunista entre 8 e 14 de novembro.

Em seu primeiro discurso como chefe do PCCh, Xi louvou "o caráter e a vontade do povo chinês durante seus 5.000 anos de história" e demonstrou a intenção de dar continuidade ao processo de reformas e abertura vivido pela China nas últimas décadas.

Segundo as previsões dos analistas e observadores, tudo apontava que o atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, ocuparia a terceira posição na lista de "escolhidos", pelo que, segundo regras não escritas, assumiria meses depois o cargo de primeiro-ministro.

No entanto, Li Keqiang apareceu hoje em segundo lugar, atrás apenas de Xi Jinping, uma posição que se relaciona com a de presidente da Assembleia Nacional, o principal órgão legislativo do país. EFE

xf-abc/pa

EFE   
Compartilhar
Publicidade