PUBLICIDADE

Oceania

Vulcão entra em erupção na costa leste da Nova Zelândia

20 ago 2013 - 01h10
(atualizado às 02h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Um vulcão situado na Ilha Branca, na costa leste da Nova Zelândia, entrou em erupção nesta terça-feira e lançou uma nuvem de vapor de dois quilômetros de altura, embora não tenha causado danos materiais e nem problemas no tráfego aéreo da região, informaram fontes oficiais.

A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu por volta das 19h23 (da segunda, em Brasília) na Ilha Branca
A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu por volta das 19h23 (da segunda, em Brasília) na Ilha Branca
Foto: AFP

A agência governamental GNS Science indicou que a erupção ocorreu por volta das 19h23 (da segunda, em Brasília) na Ilha Branca, um terreno desabitado da Baía de Plenty, na Ilha Norte do país.

Os analistas descreveram a erupção como pequena, com duração de aproximadamente 10 minutos, e precisaram que o vulcão lançou nuvens de vapor.

De acordo com a agência governamental, a atividade vulcânica não está relacionada com os movimentos telúricos registrados na última semana no Estreito de Cook.

Há pouco mais de um ano, no dia 7 de agosto de 2012, o vulcão Tongariro, situado na parte central da Ilha do Norte da Nova Zelândia, despertou com uma erupção que lançou rochas até um quilômetro de altura e espalhou cinzas acima dos 6 mil metros após permanecer inativo por 115 anos.

Em 1953, por causa de um deslizamento de terra após sua erupção, o vulcão Ruapehu causou a morte de 151 pessoas ao provocar um acidente ferroviário.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade