PUBLICIDADE

Mundo

Ventos com força de furacão prejudicam transportes na Europa

31 mar 2015 - 11h29
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Ventos com a força de um furacão atingiram partes do norte da Europa nesta terça-feira, incluindo Alemanha e Holanda, cancelando voos, prejudicando serviços de trem e o tráfego em portos.

A agência meteorológica holandesa divulgou um alerta vermelho para as províncias no norte e na costa do país, depois que os ventos atingiram até 120 km/h.

Um porta-voz do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, o quarto maior da Europa, disse que 80 voos haviam sido cancelados porque a força do vento reduzira a capacidade das pistas. Houve também um alerta para atrasos.

Em Roterdã, no maior porto europeu, dois terminais foram fechados, com os navios obrigados a fazer fila no mar. Segundo um porta-voz, a iniciativa foi uma medida de precaução tomada por conta dos ventos fortes.

Perto do porto de Vlissingen, autoridades se preparavam para recolocar na água um navio de carga encalhado de 300 metros. A tripulação não estava sob risco, disse uma agência oficial, segundo a rádio pública.

Na vizinha Alemanha, Peter Hartmann, porta-voz do serviço meteorológico, afirmou que os ventos poderiam chegar aos 160 km/h nos pontos mais altos. “Essa pode ser uma das tempestades mais fortes em anos recentes”, disse.

Cerca de 40 voos foram cancelados em Frankfurt, com uma das pistas fechadas, segundo um porta-voz do aeroporto.

A operadora ferroviária alemã declarou ter interrompido os serviços num estado da região central do país.

No Reino Unido, os ventos chegaram até os 160 km/h durante a noite, com uma importante ponte sobre o Rio Tâmisa fechada por horas por causa do mau tempo, provocando congestionamento.

Na Bélgica, o vento arrancou árvores, danificou postes e cortou linhas de eletricidade para centenas de lares. Em alguns lugares, carros e prédios foram atingidos por destroços, e ligações ferroviárias e rodoviárias foram obstruídas por curto período.

(Reportagem de Michael Nienaber, Markus Wacket, Sabine Wollrab, Anthony Deutsch, Alastair Macdonald, Stephen Addison)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade